TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Eletricidade

Artigos Científicos: ATPS Eletricidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 2

Texto 1 – Corrente Elétrica

A expressão corrente elétrica está relacionada à antiga concepção de que a eletricidade seria um fluido e, como tal, poderia ser canalizada por condutores, encanamentos hipotéticos desse fluido elétrico. Assim como há água corrente, deveria haver também eletricidade corrente ou correntes elétricas.

A corrente elétrica tem como elemento básico o portador da carga elétrica – elétrons nos sólidos e elétrons ou íons positivos ou negativos nos líquidos e gases. Esses portadores de carga constituem uma pequena parcela da estrutura do condutor e têm um movimento irregular. Quando, apesar dessa irregularidade, o lentíssimo movimento resultante desses portadores tem um único sentido, a corrente elétrica é contínua. Quando os portadores de carga não se deslocam, mas oscilam em torno de posições fixas, a corrente elétrica é alternada.

Admite-se, por convenção, que o sentido da corrente elétrica seja o sentido do movimento dos portadores de carga positiva. Quando os portadores de carga são elétrons o sentido convencional da corrente é oposto ao sentido do movimento dos elétrons. Quando os portadores são íons positivos e negativos, em um gás ou em uma solução mantém-se a convenção do sentido do movimento dos portadores de carga positiva.

Para que os elétrons livres de um condutor passem a deslocar-se preferencialmente em determinada direção e sentido, é preciso que em cada um deles atue uma força orientando esse deslocamento, nessa direção e sentido. E para que um elétron, ou qualquer outro portador de carga elétrica, sofra a ação de uma força, é preciso que ele esteja imerso em um campo elétrico. Portanto um condutor é percorrido por uma corrente elétrica quando no seu interior é gerado um campo elétrico. E esse campo elétrico aparece quando se estabelece uma diferença de potencial entre dois pontos desse condutor. É esse campo elétrico que provoca e orienta os portadores de carga, dando origem à corrente elétrica.

Bibliografia: Física (Volume Único) – Alberto Gaspar – Editora Ática

...

Baixar como  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »