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ATPS - Estrutura De Dados

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Por:   •  27/9/2013  •  2.531 Palavras (11 Páginas)  •  605 Visualizações

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DESAFIO

Estrutura de Dados é o nome dado à organização de dados e algoritmos de forma coerente e racional de modo a otimizar o seu uso. Por meio da maneira como os dados são organizados e como as operações são efetuadas sobre estes dados, se podem solucionar de forma simples problemas extremamente complexos. Existem diversos modelos de estruturas de dados, e novos modelos são criados constantemente, pois acompanham também a evolução dos algoritmos e das linguagens de programação. Escolher uma estrutura de dados ideal pode tornar-se um problema difícil para uma determinada solução. As pesquisas e estudos das estruturas de dados estão em constante desenvolvimento, apesar disso, existem estruturas que têm se mostrado padrão, ou seja, são clássicas. Podemos citar as listas, pilhas, filas, árvores e grafos como estruturas de dados clássicas.

Neste desafio, deverá ser apresentada uma solução computacional baseada em Estruturas de Dados para uma empresa aérea chamada VOEBEM que deseja automatizar alguns processos adotados pela companhia. A empresa necessita de um sistema que permita controlar a lista de voos diários e de passageiros por voos, realize a reserva de assentos e liberação para taxiamento das aeronaves, realize o controle de armazenamento das bagagens no compartimento de carga e realize levantamento das rotas de voos.

Objetivo do Desafio

Utilizar as estruturas de dados listas, pilhas, filas e grafos para resolver problemas computacionais de uma empresa aérea através da construção de algoritmos para controle de voos e passageiros, reserva de assentos e liberação para taxiamento de aeronaves, controle de armazenamento das bagagens e levantamento das rotas de voos.

ETAPA 1 (tempo para realização: 5 horas)

Aula-tema: Introdução à Estrutura de Dados. Alocação Estática de Memória.

Esta atividade é importante para que você conheça os fundamentos de Estruturas de

Dados e à Alocação Estática de Memória.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Aluno)

1. Fazer a leitura do capítulo 1: Introdução às Estruturas de Dados do livro texto da

disciplina de Estrutura de Dados (TENEMBAUM, A.; LANGSAM, Y.; AUGESTEIN, M.

Estrutura de Dados usando C. 1ª ed. São Paulo: Pearson, 2005. p. 1 a 83) focando a leitura

em Vetores em C e implementação de Estruturas em C.

2. Fazer a leitura do material de aula: Vetores e Matrizes. Disponível em:

. Acesso em: 26 mar. 2012. Buscar compreender o conceito de Alocação

Estática de Memória que faz a utilização de Vetores e Matrizes.

Passo 2 (Equipe)

Fazer a discussão do conteúdo de texto e da aula lida, que será utilizado para produzir

relatório e implementação de uma estrutura, com destaque para:

1. alocação de Memória;

2. ponteiros em C;

3. estruturas de dados e C;

4. vetores em C;

5. implementando vetores unidimensionais;

6. operações com strings de caracteres;

7. estruturas em C;

8. implementando estruturas.

Passo 3 (Equipe)

Fazer as seguintes atividades:

1. Descrever e exemplificar o que é alocação estática de memória.

2. Fazer um programa em Linguagem C que implemente uma estrutura avião(structaviao),

permitindo o cadastro e a exibição, com os seguintes campos:

modelo;

fabricante;

passageiros;

comprimento;

altura;

velocidade;

altitude;

motor.

3. Considerar como exemplo a criação da estrutura aluno:

struct aluno

{

intra;

char nome[30];

charendereco[50];

char curso[60];

charemail[60];

};

Passo 4 (Equipe)

Elaborar e entregar ao professor um relatório com o nome de Relatório 1 - Estrutura de

Dados contendo as atividades desenvolvidas nos passos anteriores.

Relatorio 1 – ESTRUTURA DE DADOS

TIPOS DE DADOS

Em informática todas as informações são armazenadas em Bits que representa a menor unidade de medida que só aceita 2 valores (0 e 1) que são mutuamente exclusivas, ou seja, um Bit não pode assumir dois valores ao mesmo tempo, a representação de números decimais é feita através de um calculo onde cada Bit representa uma potência de 2 a contar a partir do ultimo elemento da direita, ou seja, o numero binário 00101110 seria em decimal 46. Veja o porque:

00101110 contando da direita para esquerda todos os elementos que são 1 temos a seguinte fração:

21+22+23+25=2+4+8+32=46.

se quisermos representar o mesmo numero porem negativo, basta invertemos os números, ou seja, onde é 0 fica 1 e onde é 1 fica 0, veja como ficaria nosso numero negativo:

11010001=-46.

Pode-se dizer então que todo numero binário que representa um numero decimal se iniciado com 0 é positivo e se iniciado

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