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ATPS Estrutura De Dados

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Por:   •  29/9/2014  •  2.946 Palavras (12 Páginas)  •  267 Visualizações

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INTRODUÇÃO

O desafio dessa tarefa teve inicio ao se concentrar esforço no desenvolvimento de um programa em Linguagem C, para criá-lo uma solução computacional baseada em Estrutura de Dados para uma empresa chamada VOEBEM, que deseja automatizar alguns processos adotados pela companhia.

Inicialmente, o sistema tem por objetivo controlar a lista de vôos diários e de passageiros por vôos.

Relatório 1 - Estrutura de Dados

Discussão do conteúdo de texto

Alocação de Memória: A alocação dinâmica é o processo que aloca memória em tempo de execução.evita-se o desperdício de memória

podendo ser determinadas em tempo de execução conforme a necessidade do programa.

As funções malloc() e calloc() são responsáveis por alocar memória, a realloc() por realocar a memória

e por ultimo a free() fica responsável por liberar a memória alocada.

A sintaxe da função malloc() é dada por:

void *malloc(size_t size);

A função free() usada neste e nos demais exemplos de alocação dinâmica serve para liberar a memória alocada.

E sua sintaxe é a seguinte:

void free(void *p);

Calloc()

Esta função também tem como objetivo alocar memória e possui a seguinte sintaxe:

void *calloc(unsigned int num, unsigned int size);

realloc()

Esta função é responsável por realocar a memória cuja a sintaxe é:

void *realloc(void *p, size_t size);

Ponteiros em C: O ponteiro nada mais é do que uma variável que guarda o endereço de outra variável.

A declaração de ponteiros é feita da seguinte forma:

int *pa;

A instrução acima indica que pa é um ponteiro do tipo int.

o operador (*) através dele é possível retornar o valor da variável que está localizada no ponteiro.

o operador (&) que retorna o endereço de memória que está localizado o valor da variavel contida no ponteiro.

para atribuirmos um valor para o ponteiro, fazmos como mostrado a seguir: *pa=24 (atribuindo o valor 24 para a variável que está contida no ponteiro);

Estruturas de dados e C: As estruturas de dados são chamadas tipos de dados compostos que dividem-se em homogêneos (vetores e matrizes) e heterogêneos (registros). As estruturas de dados clássicas são:

Vetores: São estruturas de dados lineares e estáticas, isto é, são compostas por um número fixo de elementos de um determinado tipo de dados. O acesso aos elementos é feito pelo seu índice no vetor.

Fila: As filas são estruturas baseadas no princípio FIFO (first in, first out), em que os elementos que foram inseridos no início são os primeiros a serem removidos.

Pilha: É uma estrutura de dados baseada no princípio LIFO (last in, first out), na qual os dados que foram inseridos primeiros na pilha serão os últimos a serem removidos

Árvores binárias: é uma árvore em que cada nó tem no máximo dois filhos.

Vetores em C: Um vetor serve para declarar inúmeras variáveis de maneira automatizada.

são variáveis que servem para guardar vários valores do mesmo tipo de forma uniforme na memória. Por exemplo, se tivemos que criar 20 variáveis do mesmo tipo que querem dizer a mesma coisa,

nós não criaríamos -> int x1, x2, x3, x4, x5, ... ao invés disso, criaríamos apenas uma variável de vetor para guardar todos os 20 números de uma vez.

A sintaxe é a seguinte:

tipo nome[numero_de_elementos];

Implementando vetores unidimensionais: Uma matriz unidimensional é um conjunto único de dados em memória de mesmo tipo, sendo este seguimento acessado através de um índice numérico de valor inteiro positivo.

Os valores aplicados aos itens do array podem ser repetidos ou não, ação no qual irá depender totalmente das necessidades da aplicação.

Um vetor que contenha cinco elementos, podemos acessar o primeiro elemento através do índice zero 0. O índice de um array inicia em zero.

O exemplo abaixo demonstra a declaração de uma matriz unidimensional do tipo inteiro com nome “x”, que contém seis elementos, onde cada elemento possui um valor específico. Vejamos:

1

int x[ 10 ] = {1, 30, 4, 555, 60, 5, 9, 40910, 12, 10 } ;

Operações com strings de caracteres: Uma string de caracteres em C é apenas uma matriz de caractere. Também, a linguagem C utiliza strings de caracteres de terminação nula, ou seja, no final de qualquer string de caracteres é marcado por um valor ASCII de 0 (o caractere nulo). A linguagem C não oferece qualquer apoio explícito para strings de caracteres na própria linguagem, todas as funções de manipulação e operações de I/O de strings de caracteres, (gets, puts, etc.) são implementadas bibliotecas em <stdio.h>. Algumas codificações criadas são:

Strcpy, atribuir uma matriz à outra.

Strcmp, comparar duas seqüências.

strlen, que retorna a extensão de uma string.

strcat, que concatena duas strings.

Estruturas em C: As estruturas são utilizadas para agrupar informações relacionadas de tipos de dados diferentes.

A sintaxe para a declaração (ou criação) de uma

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