TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Etapa 1 E 2 - Organização De Computadores

Dissertações: ATPS - Etapa 1 E 2 - Organização De Computadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2014  •  3.616 Palavras (15 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 15

ANHANGUERA EDUCACIONAL - JOINVILLE UNIDADE 1

PROFESSOR – VICTOR VARGAS

DISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES

ACADÊMICOS: B – RA 9902001582 /.....

ATPS - ETAPA 1 e 2

JOINVILLE

2014

1. Modelos de Equipamentos Ultrabook e Tablets

INTRODUÇÃO À ARQUITETURA DE COMPUTADORES

Desde os primórdios da humanidade, o homem sente a necessidade de armazenar e contar. Conforme essa necessidade crescia, inúmeras maneiras de armazenar e contar foram criados, desde pedras dentro de um saco para contar ovelhas até os computadores atuais.

A primeira "máquina" de calcular foi o ábaco, um instrumento muito versátil e fácil de usar, tanto que ainda é utilizado até hoje. Nascido em meados de 2000 a.C., o ábaco foi o primeiro modelo de "computador" da história.

O tempo se passou e da grande ideia de um francês [quem diria] chamado Blaise Pascal, a maneira de calcular se tronou mais rápida e eficiente com a Pascalina, a primeira calculadora mecânica que trabalhava perfeitamente, construída em 1642.

Anos mais tarde, ainda precisava-se acelerar este processo de calcular, já que a Pascalina não podia calcular algumas operações. Sentindo que isso era ainda um problema, Charles Babbage e Ada Lovelace [não estou me referindo a atriz] buscaram uma maneira de melhorar a Pascalina, criando então, em 1822, a "Máquina de diferença", que podia calcular diferenças e criar tabelas de logaritmos, e Babbage buscava sempre melhorá-la.

A máquina de Babbage nunca pode funcionar completamente devido à falta de recursos mecânicos e tecnológicos da época, mais em 1936, sua máquina enfim funcionou.

Depois dessas enormes evoluções computacionais, a humanidade não parou por aí, criando o primeiro computador valvulado, o ENIAC, que deu a ideia para a criação do rádio.

Essa evolução passou por várias etapas, como a criação dos transistores e Circuitos Integrados (que hoje são conhecidos como chips ou microchips) que hoje compõe quase todos os equipamentos eletrônicos, tais como o famoso celular.

Mais este sistema não era tão perfeito, pois se demorava muito para obter resultados, e mesmo com os avanços dos componentes, as máquinas ainda eram enormes, foi quando uma empresa chamada IBM lançou o primeiro microcomputador, o IBM PC, que foi o pai dos computadores pessoais, justo pela sua velocidade e tamanho compacto.

Ainda sim, havia muito a ser melhorado, foi quando dois rapazes, que hoje são muito famosos, tiveram ideias fantásticas que chegaram à derrubar a IBM, um se chamava Bill Gates(fundador da MICROSOFT®), e o outro, Steve Jobs(fundador da APPLE®), dois grande homens que fizeram grandes avanços na tecnologia moderna.

Um computador normalmente é composto de uma CPU, uma placa-mãe, Memória principal, Memória secundária, uma fonte de energia e periféricos de entrada e saída (tais como teclado e mouse).

Hoje em dia os computadores vêm sendo utilizados em muitas áreas e também em diversas atividades cotidianas. Nas empresas para organização de dados, em redes de telecomunicações, transações online e a facilidade de operar diversos aparelhos eletrodomésticos demonstram as facilidades causadas pela utilização dos computadores.

O desenvolvimento de computadores com as mais diversas características caracteriza a evolução da informática, com diferentes parâmetros, os usuários de computador cada vez mais conhecem suas características: a capacidade do disco rígido, a capacidade de memória, a capacidade de vídeo, a CPU entre outros menos populares. Com estes parâmetros e o modo como os muitos componentes do computador são organizados, identifica-se o que é conhecido como arquitetura de computador e determinado qual finalidade para qual o computador vai ser designado, têm-se os aspectos da sua qualidade e desempenho.

COMPUTADORES PESSOAIS E EQUIPAMENTOS PORTÁTEIS

Os computadores pessoais são normalmente de pequeno porte e fácil manuseio, normalmente de uso pessoal ou de uma empresa ou grupo de pessoas.

Utiliza-se a expressão "computador pessoal" para identificar os computadores de mesa (Desktop), tablet, netbook, laptop que executam diversos SO (Sistemas Operacionais) em várias arquiteturas. O sistema operacional predominante é o Windows da Microsoft, seguido do Mac OS e também os sistemas baseados no Linux, com as arquiteturas mais utilizadas que são baseadas nos processadores x86, x64 e PowerPC (Xbox 360, Wii, Macintosh).

ARQUITETURAS RISC E CISC

Em um programa de alto nível, uma instrução contém diversas instruções de processador no mais baixo nível. Vamos supor que uma instrução de um programa mostra um grupo de caracteres ba tela, isso é realizado a nível de processador por um grupo de instruções. Dependendo da quantidade de instruções suportadas, o processador é classificado como RISC ou CISC.

Utilizando um processador RISC (Reduced Instruction Set Computing) o número de instruções é limitado, entretanto são otimizados para funcionarem com mais velocidade. A arquitetura de um processador RISC reduz ao mínimo o grupo de instruções, também as instruções não realizadas diretamente são executadas por uma existente combinação de instruções. Mas como vantagem um programa é implementado por uma quantidade maior de instruções.

Na maioria dos microprocessadores se utiliza chips CISC (Complex Instruction Set Computing). O suporte para conjunto de instruções é maior em um processador CISC, cada uma das instruções mais especializada, desse modo ele pode executar diretamente pelos programas de alto nível grande parte das operações programadas. Com isto têm-se uma menor quantidade de instruções de processador para implementar uma instrução de alto nível.

OPÇÕES DISPONÍVEIS NO MERCADO DE ULTRABOOK

Hoje em dia os ultrabooks já não são mais uma super novidade, mas ainda continuam a nos surpreender a cada lançamento, os ultrabooks trouxeram a categoria dos computadores portáteis uma qualidade ainda melhor do que já se conhecia,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com