TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Etapas do desenvolvimento de sistemas informáticos

Seminário: ATPS: Etapas do desenvolvimento de sistemas informáticos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  Seminário  •  550 Palavras (3 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 3

Desenvolver um sistema de computador não é uma atividade tão simples como pode parecer, até mesmo para os programadores mais experientes do mercado. É necessário se manter atualizado com as novas tecnologias na área, saber lidar com o cliente e acima de tudo, entender o que o seu cliente necessita e colocar em forma de um programa de computador tudo aqui se seja pedido (dentro os limites tecnológicos viáveis atuais).

A cada novo sistema de computador criado é um novo projeto a ser desenvolvido e executado pelo profissional de tecnologia. É fundamental para quem vai desempenhar o papel de analista de sistemas, dentro de um projeto, descobrir realmente o que o usuário final do programa quer com o sistema.

Durante a fase de análise do projeto é crucial investigar o problema a ser resolvido e fazer com que o programa a ser criado possa atender as necessidades pontuais do empresário, que vão desde as telas básicas de cadastros até a emissão de relatórios gerenciais que vão auxiliar o cliente nas decisões estratégicas da empresa.

Para que a etapa de análise dos requisitos seja realizada em um menor tempo possível e com uma maior precisão, deve-se ter um bom método de trabalho para evitar algum tipo de problema nessa fase que, no futuro, possa impactar na qualidade e no funcionamento do sistema quando colocado em produção dentro do ambiente corporativo do cliente.

A qualidade do processo de análise do levantamento dos requisitos é importante porque se existir um erro na concepção da ideia em que o cliente relata e o desenvolvimento do sistema seguir um rumo diferente que não vá suprir uma necessidade relatada, esse erro não detectado nessa etapa terá um custo não planejado para realizar as devidas correções no sistema no final do projeto.

A diferença entre o sucesso de um projeto e o fracasso de um projeto está no momento de se detectar a disparidade entre o que se pediu e o que se fez. Ou seja, quanto mais rápido for detectado um entendimento equivocado pelos responsáveis pelo projeto sobre a necessidade que um cliente precisa e não foi bem entendido, menor será o custo de reparação no projeto. Com isso, realizar com qualidade a fase de análise dos requisitos evita-se um custo desnecessário na fase de implantação do sistema.

O momento de se levantar os requisitos está associado ao processo de descobrir quais são as operações que o sistema deve realizar para atender as necessidades da empresa cliente, quais as restrições que o programa deve ter e nas fases seguintes, garantir que essas premissas sejam verdadeiras e testadas durante o processo de desenvolvimento do sistema.

É importante salientar que diversos tipos de requisitos devem ser levados em conta nessa fase de análise como, por exemplo, descobrir quais são os requisitos de usuários necessários para possibilitar a criação do programa. Nesse tipo de requisito estão as declarações, em linguagem natural, de quais serviços são esperados do sistema e as restrições sob qual ele deve operar (usuário).

Contudo, para que o projeto possa caminhar respeitando o cronograma planejado, é importante escolher os profissionais que estarão empenhados no projeto e a responsabilidade de cada um nas diversas etapas do processo de desenvolvimento do sistema, garantindo assim um certo controle nas ações desenvolvidas em cada fase do projeto e a qualidade final do programa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com