TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Hidraulica E Pneumatica

Artigo: ATPS Hidraulica E Pneumatica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 2

Pneumática

Ciência que trata do comportamento dos gases e seu emprego para a transmissão de energia. Todos os gases são facilmente compressíveis, e é esta a propriedade que mais os diferencia dos líquidos como meio de transmissão de energia. Praticamente qualquer gás pode ser usado num sistema pneumático, mas, por razões óbvias, o ar (mistura de 78% nitrogênio e 21% oxigênio, aproximadamente), é o mais usual.

Atualmente a pneumática tem importância fundamental na automação industrial. A utilização da pneumática tornou-se um meio barato e simples, devido às propriedades do ar comprimido, que são: quantidade (encontra-se em abundância na nossa atmosfera), transporte (facilmente transportável por tubulações), armazenagem (armazenado em reservatórios para posterior utilização), temperatura (as oscilações não prejudicam o trabalho), segurança (não existem problemas de explosões ou incêndios), limpeza (não polui o ambiente de trabalho), velocidade (altas velocidades de trabalho), sobrecarga (atuam com pressão até a parada final), construção dos elementos (baixo custo) e fácil manutenção.

O ar comprimido é conduzido através de tubulações até o ponto de aplicação, onde executa trabalho útil, seja por expansão, seja por aplicação direta de força. Em seguida, é expulso para a atmosfera.

Hidráulica é uma palavra que vem do grego e é a união de hydra = água, e aulos = condução/tubo é, portanto, uma parte da física que se dedica a estudar o comportamento dos fluidos em movimento e em repouso. É responsável pelo conhecimento das leis que regem o transporte, a conversão de energia, a regulação e o controle do fluido agindo sobre suas variáveis (pressão, vazão, temperatura, viscosidade, etc).

A hidráulica pode ser dividida em três capítulos, para efeito de estudo apenas: a hidrostática que trata dos fluidos parados, a hidrocinética, que estuda os fluidos em movimento, levando em consideração os efeitos da velocidade e a hidrodinâmica que leva em consideração as forças envolvidas no escoamento dos fluidos (forças da gravidade, da pressão, da tensão tangencial, da viscosidade, da compressibilidade e outras).

A hidráulica pode ser também dividida em: teórica e prática. A hidráulica teórica também é conhecida na física como Mecânica dos Fluidos e a hidráulica prática ou hidráulica aplicada é, normalmente, também intitulada de Hidrotécnica. Dentre as aplicações da hidráulica destacam-se as máquinas hidráulicas (bombas e turbinas), as grandes obras de saneamento, fluviais ou marítimas, como as de usinas hidrelétricas, como a Usina hidrelétrica de Tucuruí, por exemplo, diques, polderes, molhes, quebra-mares,portos , vias navegáveis, emissários submarinos, estações de tratamento de água e de esgotos, etc.

Para estudos hidráulicos complexos de grandes obras e estruturas utilizam-se os chamados modelos físicos e/ou matemáticos em laboratórios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com