TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Programação De Banco De Dados Passo 3

Casos: ATPS Programação De Banco De Dados Passo 3. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  936 Palavras (4 Páginas)  •  515 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 3

Passo 1 :

Aula-tema:Processamento e otimização de consulta, Gerenciamento de transações.

A otimização ou Tanning de banco dados é sempre indicado, pois como o próprio nome sugere, Tanning é o melhoramento de algo, e no caso do banco de dados é o aumento da velocidade de resposta que se espera de uma consulta.

Para que esse melhoramento sege feito, primeiramente deve-se analisar em quais operações do banco de dados, tem um tempo de resposta muito maior do que o necessário. Feito isso se verifica a instrução SQL, pois muitas vezes por uma má elaboração da instrução a performance é afetada bruscamente.

Agora será mostrado algumas dicas para otimizar uma consulta no banco de dados.

Evitar o uso de seleção total da tabela usando * .Quando você usa, o banco de dados interpreta o asterisco como a junção de todas as colunas da tabela,realizando uma conversão. E sem mencionar que com isso, o banco irá selecionar todas as colunas da tabela sem necessidade.

Usar o DISTINCT apenas em casos estritamente necessários, pois para a elaboração desta clausula é muito custoso, em questão de processamento para o banco de dados, e quando utilizar o DISTINCT verifique de usar clausula WHERE.

Tomar cuidado com o ORDER BY, pois a ordenação de registro de uma tabela é um recurso importante, mas também deve ser utilizada com cautela. Imagine uma tabela com milhares de registros e a seguinte instrução SQL:

SELECT Nome, Telefone FROM CLIENTES ORDER BY Nome

Ao rodar essa instrução, o banco de dados terá que ler todos os nomes dos clientes da tabela e ordenar por ordem alfabética para mostrar o resultado. O tempo de resposta dessa instrução, ira demorar muito para selecionar todos os dados e depois ordenados na ordem desejada.

Usar JOIN em excesso pode atrapalhar no desempenho porque, uma vez que o banco de dados irá traçar todo um plano de execução para associar todas as tabelas. Para cada JOIN, o banco de dados precisa “armazenar” a informação das chaves do relacionamento para garantir o retorno esperado.

Evitar cálculos desnecessários no banco ajuda no desempenho, pois se imaginarmos uma situação em que temos uma tabela de vendas onde é são armazenados os seguintes dados. ID_VENDA, QUANTIDADE e PRECO_UNITARIO:

Quantidade: 5

Preço unitário: 20,00

Total: 100,00

Nosso objetivo é obter o total da venda, para isso podemos realizar um calculo direto no banco com o comando:

SELECT ID_VENDA,QUANTIDADE,PRECO_VENDA , PRECO_UNITARIO * QUANTIDADE AS TOTAL FROM VENDA;

Ou criar mais uma coluna VALOR_TOTAL e gravar diretamente no banco assim que a venda for gravada:

SELECT ID_VENDA,QUANTIDADE,PRECO_UNITARIO, TOTAL_VENDA FROM VENDA;

A instrução que irá ter uma retorno mais rápido será a que já tem esse dado gravado no banco, por que não foi preciso realizar o calculo.

Passo 2:

Realizar e descrever a otimização das consultas as elaboradas nas Etapas 1 e 2. Para cada otimização justificar o motivo das alterações a serem realizadas e qual sua importância no desempenho da consulta.

Foi analisado todas as instruções da etapa 1 e etapa 2 e não foi considerado necessário a otimização desses comando para o desempenho do banco de dados.

Passo3 :

Gerência de Transações

A transação é uma unidade de execução de programa que acessa e, possivelmente, atualiza vários itens de dados. Geralmente, é o resultado da execução de um programa escrito em uma linguagem de manipulação de dados de alto nível como o C, JAVA, C#,PHP,etc.

É chamada transação toda execução de um programa que acessa ou modifica um banco de dados. Quando uma ou mais transações são submetidas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com