TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Programação Estruturada

Artigo: ATPS Programação Estruturada. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2012  •  2.895 Palavras (12 Páginas)  •  976 Visualizações

Página 1 de 12

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

2ª. Série

Programação Estruturada I

A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionadas e que tem por objetivos:

 Favorecer a aprendizagem.

 Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.

 Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.

 Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado.

 Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem.

 Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.

 Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão.

 Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual.

Para atingir estes objetivos a ATPS propõe um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do semestre para a sua solução.

A sua participação nesta proposta é essencial para que adquira as competências e habilidades requeridas na sua atuação profissional.

Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA:

Jaqueline Brigladori Pugliesi

Faculdade Anhangeura de Valinhos

Jeanne Dobgenski

Anhanguera Educacional Ltda

Marcelo Augusto Cicogna

Faculdade Anhangeura de Valinhos

CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – 2ª. Série – Programação Estruturada I

Jaqueline Brigladori Pugliesi, Jeanne Dobgenski, Marcelo Augusto Cicogna

Pág. 2 de 2

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades que constam, nas Diretrizes Curriculares Nacionais, descritas a seguir.

 Capacidade de, com base nos conceitos adquiridos, iniciar, projetar, desenvolver, validar e gerenciar qualquer projeto de software.

 Competência para identificar, analisar, documentar e solucionar problemas e necessidades passíveis de solução via computação.

 Capacidade para desenvolvimento de pesquisa científica e tecnológica.

 Saber conciliar teoria e prática.

Produção Acadêmica Relatórios parciais, com os resultados das pesquisas e atividades realizadas. Relatório final com todo o projeto documentado.

Participação Esta atividade será, em parte, desenvolvida individualmente pelo aluno e, em parte, pelo grupo. Para tanto, os alunos deverão: Organizar-se, previamente, em equipes de participantes conforme orientação do professor. Entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina. Observar, no decorrer das etapas, as indicações: Aluno e Equipe.

Padronização

O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padrão: Em papel branco, formato A4. Com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm. Fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta. Espaçamento de 1,5 entre linhas. Se houver citações com mais de três linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com recuo de 4cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas. Com capa, contendo: Nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina. Nome e RA de cada participante. Título da atividade. Nome do professor da disciplina. Cidade e data da entrega, apresentação ou publicação.

1 Consulte o Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. Unianhanguera. Disponível em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – 2ª. Série – Programação Estruturada I

Jaqueline Brigladori Pugliesi, Jeanne Dobgenski, Marcelo Augusto Cicogna

Pág. 3 de 3

DESAFIO

Para os alunos que iniciam uma jornada por meio dos assuntos de Algoritmos e Programação Estruturada, acaba-se constatando que o domínio das ferramentas de desenvolvimento faz bastante diferença na elaboração e realização do trabalho de programação, bem como na qualidade final dos resultados obtidos.

Este desafio irá apresentar e incentivar o aluno a explorar algumas ferramentas de desenvolvimento de código para realizar a programação do algoritmo desenvolvido na Atividade Prática Supervisionada de Construção de Algoritmos.

A atividade tem início, é claro, com o compilador. Ou melhor, tem-se início com um ambiente de desenvolvimento de código. O termo em inglês é Integrated Development Enviroment, que pode ser traduzido para Ambiente Integrado de Desenvolvimento. Os termos Ambiente e Integrado fazem referência a um conjunto de ferramentas que auxiliam o programador nas tarefas mais comuns do desenvolvimento de programas para computador.

Num segundo momento, sugere-se explorar uma ferramenta que permita ao aluno entender e controlar a evolução de seu código.

Para facilitar, transcreve-se a seguir a situação problema a ser considerada e resolvida.

Problema

Uma agência de viagens sentiu a necessidade de disponibilizar em sua página da internet um programa que faça a conversão de moedas, devido ao grande número de pedidos de seus clientes. Além disso, percebeu que essa ferramenta poderá trazer novos visitantes a sua página principal, incrementando sua ação de marketing.

Para realizar esse projeto o diretor da agência solicitou à empresa responsável pela página de internet que providenciasse o aplicativo, tendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com