TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS XML Linguagem de Marcação?

Tese: ATPS XML Linguagem de Marcação?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  Tese  •  1.129 Palavras (5 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 5

ETAPA 1

Passo 1

Montar um descritivo (mínimo de 20 linhas) sobre a linguagem XML em si, detalhando os objetivos e as características da linguagem. Este descritivo deverá ser realizado de forma que profissionais de TI da empresa possam compreender os reais objetivos e características da linguagem, de forma clara e objetiva.

XML

XML, do inglês Extensible Markup Language, é uma linguagem de marcação recomendada pela W3C para a criação de documentos com dados organizados hierarquicamente, tais como textos, banco de dados ou desenhos vetoriais. A linguagem XML é classificada como extensível porque permite definir os elementos de marcação.

Linguagem de Marcação?

Linguagem de marcação é um agregado de códigos que podem ser aplicados a dados ou textos para serem lidos por computadores ou pessoas. Por exemplo, o HTML é uma linguagem de marcação para organizar e formatar um website, já o XML tem o mesmo conceito, mas para padronizar uma sequência de dados com o objetivo de organizar, separar o conteúdo e integrá-lo com outras linguagens.

Principais Características do XML

O XML traz uma sintaxe básica que pode ser utilizada para compartilhar informações entre diferentes computadores e aplicações. Quando combinado com outros padrões, torna possível definir o conteúdo de um documento separadamente de seu formato, tornando simples para reutilizar o código em outras aplicações para diferentes propósitos.

Portanto, uma das suas principais características é sua portabilidade, pois, por exemplo, um banco de dados pode escrever um arquivo XML para que outro banco consiga lê-lo.

Aplicações

Alguns dos propósitos do XML são: auxiliar os sistemas de informação no compartilhamento de dados (especialmente via internet), codificar documentos e inserir seriais nos dados comparando o texto com o de outras linguagens baseadas em serialização.

Quando você recebe atualizações vindas de uma assinatura de RSS, isso só foi possível porque a fonte em questão disponibilizou um arquivo XML que pode fornecer o feed ao programa que fez a leitura instalado em seu computador.

W3C, ou World Wide Web Consortium, é um consórcio de empresas de tecnologia que visa padronizar a criação e interpretação de conteúdos para websites. Foi fundada em 1994 por Tim Berners-Lee, o criador da internet, para extrair o máximo que a rede pode oferecer.

Passo 2

Descrever os principais elementos de sintaxe da linguagem, com exemplos de utilização das mesmas. O descritivo das sintaxes deve ser muito bem detalhado, com analogias referenciando a banco de dados, para facilitar a compreensão pela equipe de TI da Vassoura Vassourinha XXI Ltda.

Descrição dos elementos de esquema

Esta seção resume a finalidade de cada elemento que o esquema XML define para os arquivos de formato XML. Os atributos são descritos em seções separadas posteriormente neste tópico.

<BCPFORMAT>

É o elemento de formato de arquivo que define a estrutura do registro de um determinado arquivo de dados e sua correspondência às colunas de uma linha de tabela na tabela.

<RECORD .../>

Define um elemento complexo que contém um ou mais elementos <FIELD>. A ordem na qual os campos são declarados no arquivo de formato é a ordem na qual esses campos aparecem no arquivo de dados.

<FIELD .../>

Define um campo no arquivo de dados que contém dados.

Os atributos desse elemento são discutidos em "Atributos do elemento <FIELD>", posteriormente neste tópico.

<ROW .../>

Define um elemento complexo que contém um ou mais elementos <COLUMN>. A ordem dos elementos <COLUMN> é independente da ordem dos elementos <FIELD> em uma definição de RECORD. Ao contrário, a ordem dos elementos <COLUMN> em um arquivo de formato determina a ordem da coluna do conjunto de linhas resultante. Os campos de dados são carregados na ordem na qual os elementos correspondentes <COLUMN> são declarados no elemento <COLUMN>.

Para obter mais informações, consulte "Como a importação em massa usa o elemento <ROW>", posteriormente neste tópico.

<COLUMN>

Define uma coluna como um elemento (<COLUMN>). Cada elemento <COLUMN> corresponde a um elemento <FIELD> (cuja ID é especificada no atributo SOURCE do elemento <COLUMN>).

Os atributos desse elemento são discutidos em "Atributos do elemento <COLUMN>", posteriormente neste tópico. Consulte também, "Como a importação em massa usa o elemento <COLUMN>", posteriormente neste tópico.

</BCPFORMAT>

Obrigatório para finalizar o arquivo de formato.

Atributos do elemento <FIELD>

Esta seção descreve os atributos do elemento <FIELD>, que são resumidos na seguinte sintaxe de esquema:

<FIELD

ID ="fieldID"

xsi:type ="fieldType"

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com