TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: tipos de engrenagens

Seminário: ATPS: tipos de engrenagens. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  Seminário  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 3

Passo 1 – Tipos de engrenagens utilizadas

Engrenagens são rodas com dentes padronizados que servem para transmitir movimento e força entre dois eixos. As engrenagens, muitas vezes são utilizadas para variar o número de rotações e o sentido da rotação de um eixo para o outro.

As engrenagens são usadas em vários dispositivos mecânicos, elas realizam várias tarefas importantes, mas a mais importante é que elas fornecem uma redução na transmissão em equipamentos motorizados, isso é essencial pois, frequentemente, um pequeno motor girando muito rapidamente consegue fornecer energia suficiente para um dispositivo, mas não consegue dar o torque necessário e também ajusta a direção de rotação. Abaixo segue os tipos de engrenagens e suas aplicações:

1 - Engrenagens de dentes retos

Tipos mais comum de engrenagem, as engrenagens de dentes são montadas em eixos paralelos há situações em que muitas dessas engrenagens são usadas juntas para criar grandes reduções na transmissão, porém elas podem ser muito barulhentas cada vez que os dentes se encaixam, eles colidem e esse impacto faz muito ruído. Além disso, também aumenta a tensão sobre os dentes.

Figura 1 – Tipo de engrenagem. Disponível em:

http://ciencia.hsw.uol.com.br/engrenagens2.htm , acesso em 15/09/2013

2 - Engrenagens helicoidais

Os dentes nas engrenagens helicoidais são cortados em ângulo com a face da engrenagem quando dois dentes em um sistema de engrenagens helicoidais se acoplam, o contato se inicia em uma extremidade do dente e gradualmente aumenta à medida que as engrenagens giram, até que os dois dentes estejam totalmente acoplados algo interessante sobre as engrenagens helicoidais é que se os ângulos dos dentes estiverem corretos, eles podem ser montados em eixos perpendiculares, ajustando o ângulo de rotação em 90º.

Figura 2 – Tipo de engrenagem. Disponível em:

http://ciencia.hsw.uol.com.br/engrenagens3.htm , acesso em 15/09/2013

3 - Engrenagens cônicas

As engrenagens cônicas são úteis quando a direção da rotação de um eixo precisa ser alterada. Elas costumam ser montadas em eixos separados por 90º, mas podem ser projetadas para funcionar em outros ângulos também os dentes das coroas podem ser retos, em espiral ou hipóides.

Figura 3 – Tipo de engrenagem. Disponível em:

http://www.logismarket.ind.br/frezadora-paulista/engrenagens-conicas-com-dentes-retos/1761318706-1763594989-p.html?utm_expid=10005783-2.dlGWRrTOThOJ8tH_is2htg.0&utm_referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com.br%2F , acesso em 15/09/2013

4 - Engrenagem sem-fim

Engrenagens sem-fim são usadas quando grandes reduções de transmissão são necessárias esse tipo de engrenagem costuma ter reduções de 20:1, chegando até a números maiores do que 300:1, muitas engrenagens sem-fim têm uma propriedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com