TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engrenagens Diversos tipos de artes são suas funções e tipos de equipamentos

Tese: Engrenagens Diversos tipos de artes são suas funções e tipos de equipamentos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2014  •  Tese  •  559 Palavras (3 Páginas)  •  574 Visualizações

Página 1 de 3

PASSO 1

Diversos tipo de engrenagens suas funções e espécies de engrenagem.

As engrenagens, também chamadas rodas dentadas, são elementos básicos na transmissão de potência entre árvores. Elas permitem a redução ou aumento do momento torsor, com mínimas perdas de energia, e aumento ou redução de velocidades, sem perda nenhuma de energia, por não deslizarem. A mudança de velocidade e torção é feita na razão dos diâmetros primitivos. Aumentando a rotação, o momento torsor diminui e vice-versa. Assim, num par de engrenagens, a maior delas terá sempre rotação menor e transmitirá momento torsor maior. A engrenagem menor tem sempre rotação mais alta e momento torsor menor. O movimento dos dentes entre si processa-se de tal modo que no diâmetro primitivo não há deslizamento, havendo apenas aproximação e afastamento. Nas demais partes do flanco, existe ação de deslizamento e rolamento. Daí conclui-se que as velocidades periféricas (tangenciais) dos círculos primitivos de ambas as rodas são iguais (lei fundamental do dentado).

A figura a seguir mostra o tipo mais comum de engrenagem, chamada de engrenagem cilíndrica de dentes retos, em inglês “spur gear”. O termo engrenagem, embora possa ser empregado para designar apenas um dos elementos, normalmente é empregado para designar a transmissão. Uma transmissão por engrenagens é composta de dois elementos ou mais. Quando duas engrenagens estão em contato, chamamos de pinhão a menor delas e de coroa a maior. A denominação não tem relação com o fato de que um elemento é o motor e outro é o movido, mas somente com as dimensões.

Engrenagem Cilíndrica de Dentes Retos

A figura mostra uma transmissão por engrenagens cilíndricas de dentes retos. Trata-se apenas de um arranjo demonstrativo, mas serve para mostrar a forma como os dentes entram em contato. Quando as manivelas ao fundo giram, o elemento da direita transmite potência para o da esquerda.

Classificação das Engrenagens

As engrenagens podem ser classificadas de acordo com a posição relativa dos eixos de revolução. Esses eixos podem estar:

• Paralelos;

• Intersecionados;

• Nem paralelo nem intersecionados.

a- Engrenagens para conexão de eixos paralelos: 1. Engrenagens de dentes retos

Contato Interno Contato Externo Engrenagem de dentes retos

Engrenagem helicoidal paralela

Engrenagem helicoidal dupla

Pinhão e cremalheira de entes retos evolventes

Engrenagem cilíndrica com dentes em V

Engrenagens para conexão de eixos intersecionados:

Engrenagem cônica de dente reto

Terminologia de Engrenagens de Dentes Retos A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com