TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

 A  Transferência de Calor e Massa

Por:   •  9/9/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.383 Palavras (6 Páginas)  •  3.756 Visualizações

Página 1 de 6

                                Transferência de Calor e Massa

Quais são os mecanismos físicos associados a transferência de calor por condução, convecção e radiação?

R: Os mecanismos físicos da transferência de calor por condução são os átomos dos fluidos, se for um solido por vibração, um fluido por excitação dos átomos. Por convecção e através dos movimentos dos atamos. Por radiação a energia do campo de radiação é transportada por ondas eletromagnéticas, independente da forma da matéria.

Qual o potencial motriz para a transferência de calor? Quais são os análogos deste potencial e da própria transferência de calor no transporte de cargas elétricas?

R: O potencial motriz para a transferência de calor e meio, seja ele um solido ou um fluido. Uma analogia pode ser feita com a eletricidade sendo transmitida por um condutor elétrico.

Qual a diferença entre fluxo térmico e uma taxa de transferência de calor? Quais são suas unidades?

R: O fluxo térmico  ) é a transferência de calor por unidade de aréa. A taxa de transferência de calor [pic 1][pic 2]

Oque é um gradiente de temperatura? Quais são suas unidades? Qual a relação entre fluxo térmico e gradiente de temperatura?

R: O gradiente térmico é a diferença de temperatura pelo comprimento do material. A relação entre fluxo térmico e gradiente e que o fluxo e proporcional ao gradiente.[pic 3]

Oque e condutividade térmica? Quais são suas unidades? Qual a reação entre fluxo térmico e gradiente de temperatura?

R: A condutividade térmica é uma característica do material  Ela é um parâmetro para a transferência de calor.[pic 4]

Oque é lei de Fourier?

R: Estabelece que o fluxo de calor que passa por um material e proporcional a temperatura. Pode ser descrita como  [pic 5]

Se a transferência de calor por condução através de um meio ocorrer em condições de regime estacionário, haverá variação de temperatura no meio em relação a posição em um determinado instante? Haverá variação de temperatura com o tempo em uma posição determinada?

R:

Qual é a diferença entre convecção natural e convecção forçada?

R:  Natural, quando o fluido não é movido por um fonte externa, Quando e movida por alguma bomba ou motor é um tipo de convecção forçada.

Quais condições são necessárias para o desenvolvimento de uma camada limite hidrodinâmica? E de uma camada limite térmica? Oque varia ao longo de uma camada limite hidrodinâmica? E uma camada limite térmica?

R:  camada limite é a camada de fluido nas imediações de uma superfície delimitadora, fazendo-se sentir os efeitos difusivos e a dissipação da energia mecânica. A camada limite térmica sempre se desenvolve quando há diferença de temperatura entre um fluido sobre uma superfície. A variações de velocidade e tensões cisalhantes. A camada limite térmica influencia fortemente no gradiente de temperatura da superfície que determina a taxa de transferência de calor e determina o coeficiente local de transferência a de calor por convecção.

Se a transferência de calor por convecção no escoamento de um liquido ou de um vapor não é caracterizado por uma mudança de fase liquido/vapor, qual a natureza da energia sendo transmitida? Qual será se tal mudança de fase estiver presente?

R:

Oque é lei de resfriamento de Newton? Escreva a equação

R: É a transferência de calor por convecção que é dada pela lei de resfriamento de Newton [pic 6]

Qual é o papel desempenhado pelo coeficiente de transferência de calor por convecção para uma superfície no solido por ela delimitado?

R: Ele é influenciado pela geometria, camada limite e por uma série de propriedades termodinâmicas.

Oque é previsto pela lei de Stefan-Boltzmann e qual a unidade de temperatura que pode ser usada para esta lei? Descreva a equação.

R: Estabelece que a energia total radiada por unidade de área superficial de um corpo negro na unidade de tempo (radiação do corpo negro). [pic 7]

Oque é emissividade e qual papel ela desempenha na caracterização da transferência de calor por radiação em uma superfície?

R: Diz respeito a capacidade de emissão de energia por radiação da sua superfície. Possuem a capacidade de emitir energia eletromagnética todos os corpos a temperatura superior a zero Kelvin.

Oque é irradiação e quais são suas unidades?

R:  É o conjunto de radiações emitidas por um corpo

Quais duas ocorrências caracterizam a resposta de uma superfície opaca à radiação incidente? Qual das duas afeta a energia térmica do meio delimitado pela superfície e como? Qual propriedade caracteriza essa ocorrência?

R:

Quais as condições estão associadas ao uso do coeficiente de transferência de calor por radiação?

R:

2)  . Na formulação geram da lei de Fourier (aplicável em qualquer geometria), quais são as grandezas vetoriais e os escalares? Por que há um sinal de menos no lado direito desta equação?

R:

Oque é uma superfície isotérmica? O que pode ser dito sobre o fluxo térmico em qualquer local desta superfície?

R:

Qual forma a lei de Fourier assume em cada direção ortogonal dos sistemas coordenadas cartesianos, cilíndricos e esférico? Em cada caso quais são as unidades do gradiente de temperatura? Descreva.

R:

Uma propriedade da matéria importante é definida pela lei de Fourier. Qual é ela? Qual seu significado físico? Quais são suas unidades?

R:

Oque é um material isotrópico?

R:  E a propriedade que caracteriza as substâncias que possuem as mesmas propriedades físicas independentemente da direção considerada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (148.3 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com