TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indice De Massa Corporal

Pesquisas Acadêmicas: Indice De Massa Corporal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/2/2013  •  1.570 Palavras (7 Páginas)  •  1.207 Visualizações

Página 1 de 7

Índice

Índice 2

Introdução 3

Como calcular o IMC? 4

Índices do IMC 6

Quais são os pontos fracos do I.M.C.? 8

Qual é o método mais preciso para definir se uma pessoa está gorda? 8

Relação Cintura Quadril 8

Bibliografia 11

Introdução

Muitos problemas de saúde estão a aparecer em vários países do mundo, tornando-se assim temas de vários estudos científicos. Entre eles, estão a obesidade e a hipertensão arterial. De acordo com a Organização Mundial da Saúde — OMS —, a obesidade é um problema de saúde pública.

Para fazer o diagnóstico dessa doença, são usados vários instrumentos e analisados alguns dados, e um deles é o IMC (Índice de Massa Corporal), que é muito utilizado para determinar a faixa de peso considerada ideal para a altura e idade de uma pessoa e classificá-la como sendo de baixo peso, normal, com sobrepeso ou obesa. É um instrumento simples, rápido e de fácil compreensão. Ele se baseia na relação entre o peso e altura do indivíduo. É uma medida que leva em consideração o peso em excesso da pessoa e os riscos que esse sobrepeso pode trazer. A sua fórmula foi elaborada no final do século XIX pelo matemático belga Lambert Adolph Jacques Quetelet, que se baseou em dados estatísticos. E, desde a década de 1990, esse índice foi amplamente divulgado por causa de sua facilidade de manuseio e interpretação.

Como calcular o IMC?

Ele é demonstrado pela seguinte fórmula:

Dando um exemplo: uma pessoa de 20 anos que mede 1,70 m e pesa 61 kg tem um IMC de 21,10 kg/m². Veja como calcula – lo:

Exemplo de como calcular o Índice de Massa Corporal (IMC):

80kg / 1,80m x 1,80m = 24,69 (Normal)

Existem diferentes faixas de classificação: valores que vão de 18,5 a 25 são considerados normais, ou seja, os esperados para a altura; já os situados entre 25 e 30 são classificados como sobrepeso — o que já representa um risco de o indivíduo ter doenças degenerativas como hipertensão, altas taxas de colesterol, diabetes e a própria obesidade — e valores acima de 30 determinam obesidade.

Veja na tabela abaixo um resumo:

Apesar de esse índice ser muito interessante, ele também gera problemas, como o de se superestimar o resultado em alguns casos. Por exemplo: se um indivíduo tem 20 anos, como a pessoa do exemplo anterior, e mede 1,70 m, mas é um atleta e tem uma massa muscular mais desenvolvida, pesando em torno de 78 kg, terá um resultado de sobrepeso, o que não corresponde à realidade.

Então, é preciso ter bom senso na hora de usar esse instrumento para esse tipo de população (os chamados atletas de hipertrofia).

Devemos lembrar que esses valores de referência só são usados para pessoas maiores de 18 anos. Em crianças e adolescentes de 2 a 18 anos, as faixas consideradas normais são diferentes. Conforme a idade e o sexo da criança/adolescente, os valores mudam.

Índices do IMC

IMC abaixo de 20:

O seu peso está abaixo da faixa considerada normal. É possível que o seu biótipo seja do tipo longilíneo, e nesse caso o seu percentual de gordura corporal pode estar normal. Em todo caso, procure um Nutricionista para uma orientação mais específica.

IMC entre 20 e 25:

O seu peso está dentro da faixa considerada normal. Normalmente isto corresponde às mais baixas taxas de mortalidade em relação ao peso. Se não sofrer de diabetes, hipertensão arterial ou excesso de colesterol e triglicerídeos e ainda assim deseja emagrecer, provavelmente o motivo é de ordem estética. Cuidado, portanto, para não se submeter a riscos desnecessários.

IMC entre 25 e 30 com cintura até 89 cm:

Está na faixa chamada de "excesso de peso". Como a sua medida de cintura está abaixo de 90 cm, pode provavelmente não apresentar um excesso de tecido adiposo no interior do abdómen. Este tecido adiposo, chamado de gordura visceral, é o que mais acarreta riscos para a saúde. Portanto situa-se em um grupo de menor probabilidade de complicações como diabetes, hipertensão arterial e hipercolesterolemia. Mesmo assim é aconselhável que procure um Nutricionista.

IMC entre 25 e 30 com cintura igual ou maior que 90 cm:

Está na faixa chamada de "excesso de peso". Como a medida de cintura está acima dos 90 centímetros, provavelmente está a acumular um excesso de tecido adiposo no interior do abdómen. Este tecido adiposo, chamado de gordura visceral, é o que mais acarreta riscos para a saúde. Portanto situa-se num grupo de maior probabilidade de complicações como diabetes, hipertensão arterial e hipercolesterolemia.

IMC entre 30 e 35:

Está na faixa chamada de obesidade leve. Situa-se, portanto, num grupo de maior probabilidade de complicações como diabetes, hipertensão arterial e hipercolesterolemia. Procure o seu Nutricionista para que ele o ajude a perder peso. Mesmo perdas moderadas, como 10% do seu peso atual, podem reduzir significativamente seu risco de complicações metabólicas.

IMC entre 35 e 40:

Está na faixa chamada de obesidade moderada. O seu excesso de peso pode estar a provocar um risco muito elevado de complicações metabólicas, como diabetes, hipertensão arterial e hipercolesterolemia, além de predispor a doenças osteoarticulares diversas. Procure logo o seu médico e inicie um tratamento sério para emagrecer. Mesmo perdas moderadas, como 10% do seu peso atual, podem reduzir significativamente seu risco de complicações metabólicas. Se não conseguir emagrecer com uma orientação adequada sobre modificações dietéticas e prática de atividades físicas, justifica-se o uso de medicamentos, desde que devidamente supervisionado por um Nutricionista.

IMC

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com