TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO DO VEÍCULO

Projeto de pesquisa: AVALIAÇÃO DO VEÍCULO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  920 Palavras (4 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 4

Revisão Bibliográfica

Isabela Luzza,

Milton Steinhauser e Olivio Redivo

Discentes da Faculdade de Zootecnia de Pontes e Lacerda

AVALIAÇÃO DA CARCAÇA DE OVINOS

RESUMO

O conhecimento das curvas de crescimento das diferentes partes do animal permite o entendimento das variações de desempenho e de exigências nutricionais, sendo importante para subsidiar a melhoria da produção e da produtividade dos rebanhos de ovinos. A raça, o sexo, o nível de ingestão de energia e a concentração dos outros nutrientes na dieta, têm grande influência nas alterações e proporções com que os tecidos e os componentes químicos são depositados no corpo animal. Independente da espécie considerada na produção, os processos de crescimento e desenvolvimento envolvem constantes transformações ao longo da vida do animal, desde a concepção até a morte; e a compreensão destas mudanças é fundamental para todos os aspectos da produção, sejam elas de tamanho, forma e/ou composição corporal. Informações a respeito do crescimento alométrico dos tecidos ósseo, muscular e adiposo em relação ao peso da carcaça e como esses tecidos crescem em determinados cortes comerciais da carcaça de ovinos são raros e inexistentes.

Palavras chaves: tecidos, carcaça, raça, ovinos RESUMO

INTRODUÇÃO

O acabamento de carcaça ou gordura externa de cobertura consiste em uma avaliação de adiposidade da carcaça. É um dos parâmetros, junto com a conformação, que melhor prediz a quantidade da porção comestível da carcaça no sistema de tipificação de carcaça. O acabamento estima a carnosidade (relação músculo+gordura/osso) da carcaça. De acordo com Cunha et.al., (2007) o acabamento expressa a distribuição e a quantidade de gordura de cobertura da carcaça, sendo descrito através dos números: 1- Magra-gordura ausente; 2- Gordura escassa- 1e 2 mm de espessura; 3- Gordura mediana- acima de 2 e até 5 mm de espessura; 4- Gordura uniforme- acima de 5 e até 10 mm de espessura; 5-Gordura excessiva- acima de 10 mm de espessura. Juntamente com a musculosidade, o acabamento se constitui numa das características qualitativas mais importantes para a maioria dos sistemas de classificação de carcaça do mundo. Diversos métodos de avaliação da adiposidade têm sido utilizados como preditores da composição tissular da carcaça, algumas de natureza objetiva e outras subjetivas (Cézar e Sousa, 2010).O acabamento está diretamente relacionado com a adiposidade que consiste na proporção de gordura presente na carcaça, a qual deve ser reduzida, porém suficiente para proporcionar uma correta conservação e uma qualidade sensorial adequada. O estado de adiposidade é um bom preditor da composição tecidual da carcaça, uma vez que músculo e gordura estão inversamente relacionados na carcaça, assim, quanto maior a proporção de gordura na carcaça, menor será a sua proporção de músculo (Cézar e Sousa, 2010). Um nível adequado de gordura na carcaça contribui positivamente para diminuir a perda de líquidos e evitar o encurtamento das fibras musculares e escurecimento da carne durante o processo de resfriamento. Sabendo-se que a qualidade da carcaça depende de vários fatores, além do peso outras características, como teor de gordura, composição muscular e conformação (Ávila, 1995), e que pode sofrer influência do sexo, do grupo racial, da idade e do sistema de criação do animal, este trabalho objetivou-se fazer uma sobre os principais fatores que podem influenciar no acabamento de carcaça de ovinos e caprinos.

CONCLUSÃO

O crescimento e desenvolvimento dos animais são influenciados fortemente

pela qualidade e quantidade da alimentação fornecida, tendo efeitos sobre a taxa de crescimento e sobre a qualidade de tecidos depositados. A seqüência que os diferentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com