TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AWT X SWING

Ensaios: AWT X SWING. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  1.815 Visualizações

Página 1 de 2

1. Quais as diferenças e semelhanças entre AWT e Swing?

O SWING surgiu através do AWT, ou seja, é mais completo e mais dinâmico e mesmo assim, possui também “características” do awt.

Diferenças:

O Swing é implementado sem nenhum código nativo, tem maior liberdade, é mais flexível, pois é totalmente implementada em Java. São pouca coisa mais lentos. A aparência do swing em qualquer sistema operacional é praticamente a mesma, já que eles usam recursos da Máquina Virtual para montar uma janela de interface. É mais fácil para se programar porque os componentes swing são subclasses do mesmo componente, o Jcomponent. Sua interface gráfica é rica em detalhes e expansividade.

O AWT (Abstract Windowing Toolkit) é implementado com um código nativo, pois são componentes básicos para a construção de interfaces gráficas, ou seja, usam fonte padrão, estilo de botão padrão e etc., próprios dos recursos do sistema.

Semelhanças:

São fáceis para programar porque a Orientação a Objetos nos proporciona que um programa seja alterado por partes, sem precisar alterar toda a estrutura. Se estamos programando com componentes AWT, podemos alterar com facilidade colocando o Swing, já que esse mantém as funcionalidades dos componentes AWT. Ao acrescentarmos a letra “J” aos componentes AWT, as novas classes serão como componentes Swing, ou seja, JButton, JTextfield, JList tem os mesmos argumentos que Button, Textfield e List, esses, componentes AWT.

2. Quais as suas vantagens e desvantagens?

No awt temos menos vantagens comparando com o SWT. Vantagens como um ótimo rendimento, é simples de interagir e podemos usar novos e antigos browsers que ele suportará.

E algumas desvantagens como os componentes que são dependentes do sistema operacional, vários bugs e incompatibilidade nas plataformas, poucos componentes gráficos, e recursos escassos no caso de você querer implementar os seus componentes criados.

Já no SWING as vantagens são, a compatibilidade 100% com o AWT, não usa componentes nativos, independência do sistema operacional, mantém o padrão para várias plataformas, criação ilimitada dos componentes da interface, componentes leves, flexíveis e fáceis para conseguirmos criar painéis de uma maneira simples, com o Java implementado e que veio para tornar a interface com o usuário mais prática, na qual você só arrasta e joga para a tela (drag & drop), maneira muito rápida e o resultado já aparece na hora, dando uma ideia do que você está fazendo.

As desvantagens no SWING são suas performances, já que agora os componentes são desenhados em Java, ele necessita do Java 1.2 ou uma versão mais nova para rodar, são mais lentos e há mais falhas gráficas.

3. Quando as usamos?

No caso do AWT, o usamos quando temos um desenvolvimento em uma plataforma específica ou quando temos APIs dependentes de modelo heavyweight para funcionarem, como por exemplo, a aceleração de hardware.

No Swing, os componentes são lightweight (emulados), feitos do próprio Java, por isso, esses componentes podem ser usados em qualquer plataforma, mesmo que já tenha implementações nativas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com