TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AWT e Swing

Tese: AWT e Swing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  Tese  •  247 Palavras (1 Páginas)  •  338 Visualizações

AWT e Swing são as duas APIs para desenvolvimento de interfaces gráficas que fazem parte do J2SE.

Basicamente, a diferença é que AWT usa os widgets da API do próprio sistema operacional para criar os componentes gráficos. Dessa forma, a sua GUI pode ter comportamentos diferentes em ambientes distintos.

Já o Swing "desenha" quase todos os seus widgets, acabando com o problema da portabilidade. Além de ser mais atual e ter sido implementado com MVC

Componentes AWT

O pacote AWT (Abstract Windows Toolkit) possui os primeiros componentes gráficos que surgiram no java. Como janelas (Container, Frame, Panel...), alguns botões (Button, RadioButton, CheckBox...), Rótulos (Label), campos de texto (TextField), Listas (Choice, List,...) entre outros componentes. Esses componentes eram muito utilizados quando ainda não existia o pacote Swing. Eles possuem uma aparência mais "padrão", são mais quadrados e não possuem muitos efeitos gráficos.

Componentes Swing

O pacote Swing é uma evolução do pacote AWT. Além de seus próprios componentes, esse pacote possui quase todos os componentes que já existiam no pacote AWT, porém com uma interface gráfica mais evoluida e com maiores efeitos. Os componentes Swing começam com a letra "J", assim um botão que no AWT se denomina Button, no Swing é JButton. Como dito antes, o pacote Swing possui componentes próprios, esses componentes estão entre telas mais aperfeiçoadas (JTabbedPane, JToolBar, JInternalFrame, JColorChooser...), novos botões e campos para dispor as informações na aplicação (JFormattedTextField, JProgressBar, JSpeener, JPasswordField, JTextPane, JTextArea...) e menus (JMenuBar, JMenu...).

Quais as diferenças e semelhanças entre AWT e Swing?

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com