TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acionamentos Eletricos

Pesquisas Acadêmicas: Acionamentos Eletricos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  2.612 Palavras (11 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 11

Botoeiras são elementos de comando que servem para energizar e desenergizar contatores, sendo que comutam seus contatos normal aberto ou normal fechado através de acionamentos manual. Podem variar quanto às cores, formato e proteção do acionador, quantidade e tipos de contatos, e reação aos acionamentos. Quanto ao formato e proteção do acionador temos desde as botoeiras tipo soco, que tem o acionador grande na forma de “cogumelo”, sendo de fácil acionamento, destinados a situações de emergência; até as botoeiras com acionador protegido por tampa, que evitam o acionamento por toque acidental e somente devem ser operas conscientemente.

A variação quanto à reação ao acionamento consiste de dois tipos: as de retenção que trocam a condição de contato normal aberto ou fechada toda vez que são operadas e permanecem na nova posição até o próximo acionamento e as pulsantes, que trocam a condição do contato somente enquanto existir a pressão externa. Voltando às condições iniciais assim que cesse a mesma.

As botoeiras possuem cores definidas por norma de acordo com sua função; Vermelho; Para desligar ou botão de emergência; amarelo; Iniciar um retorno, eliminar uma condição perigosa; Verde ou preto; Ligar, partida; Azul ou branco. Qualquer função diferente das anteriores.

Quanto à instalação devem estar dispostas com espaçamento correto e padrão e o botão ‘desliga’ deve ficar sobre o botão ‘liga’ na posição vertical. Na posição horizontal, o botão ‘desliga’ geralmente está a direita do botão ‘liga’.

Contatos de alta capacidade de corrente de comutação são chamados de contatos de carga, contatos de força ou contatos principais. São destinados a aplicação em ramais de motores ou de carga, onde exista alta intensidade de corrente elétrica. Os contatos a serem usados nos próprios comandos são chamados auxiliares. Eles suportam baixas intensidades de corrente e não podem ser aplicados em circuitos de carga. Dentro das chaves existem dois tipos de contato: Normalmente aberto e Normalmente fechado. Contatos normalmente aberto (NA): Sua posição original é aberta, ou seja, permanece aberto até que seja aplicada uma força externa. Também é frequentemente chamado de NO (do inglês, normally open). A sua marcação é feita por meio de dois dígitos. O primeiro digito representa o numero sequencial do contato, o segundo representa o código da função que no caso dos contatos auxiliares NA são 3 e 4. Contato normalmente fechado (NF);Sua posição original é fechada, ou seja, permanece fechado ate que seja aplicada uma força externa. Também é frequentemente chamado, de NC (do inglês, normally closed). No caso dos contatos NF, a marcação é feita por meio de dois dígitos. O primeiro digito representa o número sequencial do contato, o segundo representa o código da função, que no caso dos contatos NF são 1 e 2.

Contator

Contator é um dispositivo mecânico de manobra, que pode estabelecer conduzir e interromper correntes elétricas em condições normais de carga como motores, iluminação, bancos de capacitores, resistências e circuitos auxiliares. Assim a partir de um circuito de comando, ele faz o controle de carga em um circuito de potência. Os contatores são compostos por contatos moveis, e podem se divididos em dois tipos principais: os contatores auxiliares e os de potencia, classificação relacionada á disposição de seus contatos no dispositivo.

O primeiro é utilizado para ligar e desligar circuitos de comando, sinalização, controle, interface com processadores eletrônicos, etc; enquanto o de potencia é usado como chave de ligação e desligamento de motores e outras cargas elétricas.

O funcionamento padrão dos contatores dá-se da seguinte forma; quando a bobina eletromagnética é energizada, forma-se um campo magnético que se concentra na parte fixa do dispositivo e atrai o núcleo móvel onde estão localizados os contatos móveis, que por consequência também são deslocados o comando da bobina é feito por meio de uma botoeira com duas posições, que tem seus elementos ligados à bobina. A velocidade de fechamento dos contatos é uma junção da força proveniente da bobina e da força mecânica das molas de separação que atuam em sentido contrário. As molas de compressão são também as responsáveis pela velocidade de abertura do circuito, quando a alimentação da bobina cessa.

Fusível

A principal função do fusível é a proteção contra curto- circuito, sua operação ocorre baseado em um elemento fusível devidamente projetado que abre o circuito, interrompendo-o na ocorrência de uma falha. As possíveis causas do curto circuito são: falta de aperto de componentes; ruptura ou falhas de isolação de condutores ou cabos; penetração de água ou outros líquidos condutores.

fonte site da internet

Relés

Os relés são dispositivos comutadores eletromecânicos, nas proximidades de um eletroímã é instalada uma armadura móvel que tem por finalidades abrir ou fechar um jogo de contatos. Quando a bobina é percorrida por uma corrente elétrica é criado um campo magnético que atua sobre a armadura, atraindo-a. Nessa atração ocorre um movimento que ativa os contatos, os quais podem ser abertos, fechados ou comutados, dependendo de sua posição.

Isso significa que, através de uma corrente de controle aplicada à bobina de um relé, podemos abrir, fechar, ou comutar os contatos de uma determinada forma, controlando assim as correntes que circulam por circuitos externos. Quando a corrente deixa de circular pela bobina do relé o campo magnético criado desaparece, e com isso a armadura volta a sua posição inicial pela ação da mola.

Os relés se dizem energizados quando estão sendo percorridos por uma corrente em sua bobina capaz de ativar seus contatos, e se dizem desenergizados quando não há uma corrente circulando por sua bobina.

A aplicação mais imediata de um relé com contato simples é no controle de um circuito externo ligando ou desligando-o.

Fonte site da internet

Como funciona internamente um contator?

Uma bobina eletromagnética quando alimentada por uma corrente elétrica, forma um campo magnético. No contator, ele se concentra no núcleo fixo e atrai o núcleo móvel. Como os contatos móveis estão acoplados mecanicamente com no núcleo móvel, o deslocamento deste no sentido do núcleo fixo faz movimentar os contatos móveis. Quando o núcleo móvel se aproxima do fixo, os contatos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com