TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Acionamentos Elétricos

Por:   •  20/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.768 Palavras (8 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 8


[pic 1]

FACULDADES INTEGRADAS ANHANGUERA

 Acionamentos Elétricos

ATPS ETAPA 1 E 2

Guarulhos

2016


FACULDADES ANHANGUERA

 

Engenharia Elétrica 7A

                                           Integrantes do grupo:

Delson Gomes de Menezes RA: 7474689879

Jerry Adri das Neves RA: 9930024600

Silvana Teixeira Nascimento RA: 6814006119

Vinicius Soares Gibim RA: 6248212212

Viviane Ferreira da Silva RA: 6273250428

Orientador: Professor        Eduardo D’Elia

Guarulhos-SP

2016


SUMÁRIO

Sumário

  1. Objetivo...........................................................................................................04
  2. Introdução.......................................................................................................05
  3. Etapa 01...........................................................................................................06
  4. Elementos de acionamento e segurança.......................................................... 06
  5. Fusível............................................................................................................. 06
  6. Botoeiras......................................................................................................... 06
  7. Contatores....................................................................................................... 08
  8. Relés de proteção............................................................................................ 11
  9. Como funciona internamente um contator...................................................... 13
  10. Bibliografia......................................................................................................09

Objetivo

- Adquirir conhecimento e aprender o funcionamento e as aplicações dos componentes de segurança para aplicações em sistemas de proteção em motores de indução.

 - Aprender a fazer o dimensionamento de um sistema de proteção e manobra de um motor de indução trifásico de máquinas de uso industrial.

- Conhecer os tipos de partidas de motores trifásicos suas vantagens e desvantagens.

- Conhecer as chaves de partida de motores elétricos.

- Aprender a importância da correção do fator de potência de cargas indutivas.

  1. Introdução  

Existem vários elementos utilizados em acionamentos de motores elétricos e vários outros utilizados em sistemas de segurança, o mais simples de todos e a botoeira e em sistemas de segurança é o fusível.

Existem também vários tipos de partidas de motores elétricos dentre elas a partida direta a partida com chave compensadora a partida estrela triangulo entre varias outras.

Existe um problema muito complexo na indústria, as cargas indutivas necessitam de correção, as cargas indutivas geram um custo muito elevado para a indústria elas geralmente são o dobro do custo das cargas capacitivas, nestas situações se torna necessário um banco de capacitores, as cargas indutivas atrasam a corrente em relação à tensão, por isso se faz necessário o uso de um banco de capacitores a fim de tentar adiantar o maximo a corrente a fim de tentar zerar ou chegar próximo de zero o atraso da corrente evitando assim custos desnecessários para a indústria.  

Etapa 01

Elementos de Acionamentos e segurança

Fusível é o dispositivo de segurança mais conhecido por todos em elétrica e eletrônica. Tem a função de interromper a corrente elétrica quando esta ultrapassa o limite determinado e calculado para o circuito evitando assim curto-circuito e possível danificação dos demais componentes do circuito.

Grande parte dos fusíveis é feito de uma pequena liga metálica, em sua grande parte de chumbo, por ele possuir baixo ponto de fusão e assim quando ultrapassa o limite da corrente ele se funde e interrompe a condução da corrente. Em grande parte o tempo de atuação do fusível é proporcional ao quadrado da corrente aplicada,e podemos ter fusíveis de ação muito rápida, rápida, média, lenta ou muito lenta.

[pic 2]

Fusíveis de chumbo. Foto: KPG Payless2 / Shutterstock.com

Botoeira é um elemento de comando que serve para energizar ou desenergizar contatores, possuem contatos abertos e fechados que comutam através de acionamento manual. Elas podem variar em relação ao numero e tipo de contatos,em relação ao formato e proteção do acionador, podem ainda variar em relação as cores, cada cor tem um significado.Um modelo muito comum é a tipo cogumelo muito usada em sistemas de emergência ela é do tipo soco e sua cor padrão é vermelha, toda botoeira destinada ao sistema de emergência deve adotar a cor vermelha, tem aquelas que são protegidas por uma tampa para evitar possíveis acionamentos acidentais. A variação quanto à reação ao acionamento consiste de dois tipos: as de retenção que trocam a condição do contado normal aberto ou fechado toda vez que são operadas e permanecem na nova posição até o próximo acionamento e as pulsantes, que trocam a condição do contato somente enquanto existir a pressão externa, voltando às condições iniciais assim que cesse a mesma.

[pic 3]

As botoeiras possuem cores definidas por norma (IEC73 e VDE0199) de acordo com sua função:

[pic 4]

Sobre a instalação existem normas a serem seguidas, o botão desliga deve ficar sobre o botão liga na posição vertical, no caso horizontal o botão desliga deve estar à direita do botão liga.

Existem ainda os contatos de carga que possuem alta capacidade de comutação eles são destinados à aplicação em motores ou carga onde a corrente elétrica é de alta intensidade, os contatos usados nos próprios comandos são chamados de auxiliares, eles são destinados exclusivamente para comando por suportar baixas correntes. Nas botoeiras existem dois tipos de contatos: NA (normalmente fechado) e NF (normalmente fechado).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (511.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com