TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm De Produção E Operações

Trabalho Universitário: Adm De Produção E Operações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  1.171 Palavras (5 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Nesse trabalho veremos o quão importante é a Evolução Histórica da Administração, e também como é de fato a produção e operação de empresas de hoje.

A Evolução Histórica da Administração da produção desde a revolução industrial até os dias de hoje

A Evolução histórica existe desde sempre quando nossos antepassados puliam pedra em busca de um utensílio mais eficaz.

Com isso surge a primeira forma de produção organizada por meio dos artesãos, que com maiores demandas começa a contratar ajudantes e a estabelecer prazos de entregas e classificar prioridades.

Tempos depois nestas fabricas surge à administração da produção que pode ser definida como a área da empresa capaz de produzir bens ou serviços por meio das melhores decisões e responsabilidades advinha de seus gerentes de produção.

Esta produção se concretiza por meio das operações que compõe as atividades da empresa capaz de produzir bens ou serviços que podem alterar em função da demanda, do volume, da variedade ou contato com o consumidor.com isso as organizações buscam consta temente por melhores métodos de trabalho e processos capazes de obter melhores práticas de produtividade, ou seja, produzir mais com o menor custo possível.

É preciso observar também se o ambiente envolvido neste processo tem possibilidades de oferecer as melhores condições de produção de produção para todos os envolvidos, e neste contexto estão envolvido os ambientes internos e externos á organização.

Com a evolução do consumo, as empresas criaram o departamento de produção, bem como a integração deste com outras funções organizacionais, formando a base para a consolidação de uma estrutura que dê sustentação ao desenvolvimento de produtos de acordo com a demanda de mercado.

A função produção existe desde a origem do homem, dado que este produzia as ferramentas e SOS utensílios necessário para prover suas necessidades de sobrevivência.

A administração de produção e operações evoluiu até sua forma atual através da combinação de praticas consagradas do passado, adaptando-se aos desafios de cada era, a fim de buscar novas formas de gerenciar o sistema de produção. Sempre existiram sistemas de produção: as pirâmides egípcias, a grande Muralha da China e os aquedutos e estradas do império Romano atestam a indústria dos povos da antiguidade.

O sistema caseiro foi substituído com o advento da Revolução Industrial na Inglaterra a partir de 1700, com o principal elemento revolucionador foi a descoberta da maquina a vapor por James Watt (1764), essa descoberta trouxe dois avanços importantes:

- A força mecanizada substitui a força humana e da água

- O sistema fabril começou a ser estabelecido.

Com o uso das maquinas, houve uma grande mudança na forma como os produtos eram fabricados, tais como:

- padronização dos produtos e seus processos de fabricação;

- treinamento e habilitação da Mao de obra direta;

- criação e desenvolvimento dos quadros de gerentes e de supervisão;

- desenvolvimento de técnicas de vendas.

A revolução industrial avançou ainda mais com o desenvolvimento do motor a gasolina e da eletricidade nos anos 1800; fornecendo a base para a substituição do sistema caseiro pelo sistema fabril.

Com o período pós-guerra civil nos EUA 1812 montou o cenário para a grande expansão da capacidade de produção no século XX.

Outro grande colaborador da administração cientifica foi Henry Ford 1863-1947 em empreender que montou uma empresa denominada Ford Motor Company.

Um dos importantes desenvolvimentos de nosso tempo é a disseminação dos serviços na economia após a segunda Guerra Mundial. Estes e outros fatores continuam a combinar-se com desenvolvimentos históricos para modelar as maneiras pelas quais administramos os sistemas de produção.

A administração da produção e operações administra o sistema de produção de modo a transformar os insumos em produtos ou serviços da organização. Sumas são matérias prima, máquinas, prédios, tecnologias, dinheiro, informações e outros recursos.

Esse processo de transformação chamado de produção é a atividade predominante de um sistema de produção. Com a globalização as barreiras locacionais temporais e de acesso caíram drasticamente, a competição tornou-se mais intensa e exigem métodos de competição avançados e inovados que dê conta da dinâmica do avanço produtivo.

Neste contexto o grande desafio dos gerentes de produção é buscar novas formas para o sistema de produção organizacional, de modo obter vantagem competitiva na empresa e torna-la lucrativa e duradora.

United auto Nagoya (Honda – André Ribeiro)

Endereço: Av. Ramiro Coleoni, 377 – Centro - Santo André

Segmento:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com