TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagem Classica Da Adm

Artigo: Abordagem Classica Da Adm. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2012  •  288 Palavras (2 Páginas)  •  1.549 Visualizações

Página 1 de 2

Abordagem Clássica da Administração

A Abordagem Clássica da Administração se divide em dois níveis: Administração Científica (Taylor) e Teoria Clássica (Fayol).

No despontar do século XX, dois engenheiros desenvolveram os primeiros trabalhos pioneiros a respeito da Administração. Um era americano, Frederick Winslow Taylor, e iniciou a chamada Escola da Administração Cientifica preocupada em aumentar a eficiência da indústria por meio da racionalização do trabalho do operário. O outro era europeu, Henri Fayol, e desenvolveu a chamada Teoria Clássica, preocupada em aumentar a eficiência da empresa por meio de sua organização e da aplicação de princípios gerais da Administração em bases científicas. Muito embora ambos não tenham se comunicado entre si e tenham partido de pontos de vista diferentes e mesmos opostos, o certo é que suas idéias constituem as bases da chamada Abordagem Clássica da Administração, cujos postulados dominaram as quatro primeiras décadas do século XX no panorama administrativo das organizações.

Origens da Abordagem Científica

Crescimento acelerado e desorganizado das empresas;

A necessidade aumentar a eficiência e a competência das organizações;

A Obra de Taylor

Frederick Winslow Taylor (1856-1915), o fundador da Administração Científica, nasceu na Filadélfia, nos Estados Unidos. Veio de uma família de princípios rígidos e foi educado com forte mentalidade de disciplina, devoção ao trabalho e poupança. Iniciou sua carreira como operário na Midvale Steel Co., passando a capataz, contramestre até chegar a engenheiro, quando se formou pelo Stevens Institute.

ESCOLA DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA

- Principal obra: “Princípios da Administração Científica”, de Taylor em 1911

- O nome é devido à tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos problemas da Administração

- Preocupada com o aumento da eficiência da indústria no nível operacional (operários)

“assegurar a máxima prosperidade para o empregador junto com a máxima prosperidade pa- Principal objetivo da Administração Científica ra o empregado”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com