TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alargamento

Por:   •  22/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  751 Palavras (4 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 4

Escola SENAI “Antônio Adolpho Lobbe”

Curso de aprendizagem industrial

Mecânico de usinagem

Seminário: “Alargamento”

Nomes: Edinaldo Sousa de Macedo, Lucas Gabriel Waideman


  1. Introdução
  2. Usos
  3. Ângulos do alargador
  4. Métodos
  5. Conclusão
  6. Referencias

1. Introdução

 Um processo muito importante quando se fala em usinagem é o alargamento, devido à grande precisão e ótimo acabamento que pode ser dado ao furo quando se utiliza esse processo. Existem diferentes tipos de alargador conforme o resultado esperado. Será tratado nesse relatório os usos do alargador, seus ângulos de construção e o método de se alargar um furo.

 Para alargar um furo é usado o alargador. É uma ferramenta multicortante que pode ser construída de diferentes materiais dependendo do seu uso. Ele é caracterizado em alargador cilíndrico para desbaste ou acabamento ou alargador cônico também para desbaste ou acabamento.

 Um fator muito importante em um alargador são os ângulos de construção. Tem -se o ângulo de entrada ou conicidade por exemplo, pois apenas com eles é garantida a real funcionalidade do alargador.

 É muito importante usar o método correto quando se alarga um furo, pois somente assim será conseguido o acabamento ou medida esperada.

 Concluindo, o processo de se alargar uma peça é muito útil quando se tem um furo preciso ou quando é necessário um bom acabamento.


2. Usos

 O alargador torna-se necessário quando deve-se ter uma grande precisão ou ótimo acabamento no furo, quando apenas uma furação com uma broca, por exemplo, não é suficiente.

 Dependendo do uso do alargador ele pode ser feito de aço carbono, para trabalhos de baixa produção, aço rápido, para trabalhos de media produção, ou carbonetos (metal duro), para trabalhos de alta produção ou em serie.

 Muitos conjuntos mecânicos requerem furos precisos, em um mancal, por exemplo, onde irá passar um eixo que girara em alta rotação, então para se evitar vibrações e desgaste precoce o furo não pode ter imperfeições tanto no acabamento como na medida, ai pode ser usado um furo alargado.

 Tem-se também outras locais onde são necessários furos precisos, por exemplo, uma bucha com furo 10H7, que é classificada em uma tolerância de uma tabela de ajustes padronizada, onde também pode-se usar o alargador.

 Além do alargamento para conseguir furos precisos pode se utilizar outros métodos, como torneamento interno ou interpolação de um furo, que são serviços muitas vezes demorados, tornando o alargador o mais usado para furos precisos, devido ser um processo muito simples de ser executado.


3. Ângulos do alargador

 Para que o alargador possa ter tanta precisão, como ele tem, é necessário que na construção do alargador tenha ângulos diferenciados de uma broca, por exemplo.

 No alargador tem-se: o ângulo de entrada que é 45º, o ângulo de conicidade do cone ativo de 10º, dois ângulos de folga, na aresta cortante de 6 a 7º e outro com uma folga maior de 15 a 18º.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (90.9 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com