TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alargamento por substituição

Por:   •  11/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.737 Palavras (7 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

ESCOLA POLITÉCNICA

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS

ENG255 - LAVRA SUBTERRÂNEA

SUBLEVEL STOPING

Salvador

2016

CAIO FERNANDO

JAMILE GUEDES

KAIQUE MOTTA

LUCAS PIMENTEL

SUBLEVEL STOPING

Trabalho em grupo realizado pelos discentes Caio Fernando, Jamile Guedes, Kaique Motta e Lucas Pimentel, graduandos do curso de Engenharia de Minas, como instrumento de avaliação parcial da disciplina Lavra Subterrânea.

Professor: Sandro Lima Fontes.

Salvador

2016

RESUMO

O Modelo de Lavra Subterrânea de Alargamento por Subnível (Sublevel Stoping) é o mais comum de ser encontrado em lavras brasileiras, justamente por suas características que serão abordadas nesse trabalho. Ele tem se tornado cada dia mais frequente com a evolução das tecnologias de perfuração, detonação, carregamento e transporte que contribuíram com o aumento da produtividade, da segurança e da viabilidade de implantação desse método de extração mineral.  

 

Palavras-chave: Lavra Subterrânea; Alargamento por Subnível; perfuração; carregamento; transporte;

ABSTRACT

The Model of Mining Underground Flare by Sublevel (Sublevel Stoping) is the most common to be found in Brazilian mines, precisely because of its features to be addressed in this work. It has become more frequent day with the evolution of drilling technologies, blasting, loading and transport that contributed to the increase in productivity, safety and feasibility of implementation of this method of mineral extraction.

Keywords: Mining Underground; Enlargement by sublevels; drilling; loading; transport;

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

1.1 OBJETIVO        

1.2 MINERAÇÃO        

2 METODO DE ALARGAMENTO POR SUBNÍVEL (SUBLEVEL STOPING)        

2.1 Características        

2.2 Tecnologia X Sublevel Stoping        

3 EXEMPLOS DE MINERAÇÕES        

3.1 Fazenda Brasileiro        

3.2 Ferbaza        

3.3 Caraiba        

4 CONCLUSÕES        

5 REFERÊNCIA        

1 INTRODUÇÃO

        Os métodos de lavra subterrânea tem como viabilidade viabilizar a extração, o carregamento, transporte e beneficiamento de bens minerais que se encontram a baixo da terra com as mais variadas formas e profundidades.  

Existem vários métodos que podem ser adotados a depender das características, e profundidades da reserva mineral encontrada e das rochas encaixantes às quais eles encontram adjacentes.

        Um desses modelos de exploração é o de Sublevel Stoping, também conhecido pela sua tradução ao português de Alargamento por Subnível. E esse método é o que iremos encontrar com maior frequência em uso no Brasil.

1.1 OBJETIVO

Este trabalho tem como objetivo caracterizar o modelo de exploração de mina subterrânea de Alargamento por Subnível, apontando suas vantagens, desvantagens e fundamentos.

Este trabalho faz parte da avaliação da disciplina Lavra Subterrânea, ministrada por Sandro Lima Fontes, professor da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia.

1.2 MINERAÇÃO

        A mineração é um realidade no dia-a-dia de da sociedade desde os tempos mais remotos onde o homem se viu obrigado a procurar na natureza tipo de elementos e a partir desses produzir/fabricar material que pudesse vim a ajuda-lo nas suas atividades do cotidiano. Se pararmos pra pensar, quando os homens das cavernas começaram a buscar determinado tipo de “pedra” que era ideal para a confecção de suas facas e lanças de caça, dessa forma já estavam indiretamente praticando a mineração de uma forma bem primitiva, quando comparada aos dias de hoje. Com o passar dos séculos as necessidades foram aumentando e a busca por minérios para produção de material cada dia mais intensa.

        Primeiramente a exploração de minério se dava somente por reservas que se encontravam aflorando na superfície, porém com a necessidade de suprir os costumes de uma sociedade cada vez mais consumista as lavras a céu aberto foram se tornando cada dia mais profundas, até que suas formas de “grande buracos no solo” ficaram inviáveis, foi ai que o aprofundamento de nos estudos de mecânica das rochas possibilitou a implantação de minas subterrâneas, que tornaram viáveis a exploração de reservas minerais que até então eram impossíveis pela profundidade que o corpo se encontrava.

        Vale lembrar que nem todos os minerais valem a pena ser extraídos por métodos de lavra subterrânea, justamente pelo seu valor de mercado. Por isso a importância da engenharia de minas no estudo dessa viabilidade e exploração de elementos cada dia mais importantes na sociedade.  

        

2 METODO DE ALARGAMENTO POR SUBNÍVEL (SUBLEVEL STOPING)

        

Dentre os vários tipos de lavra subterrânea o mais usual nas minerações do mundo e também no Brasil é o Alargamento por Subnível ou como é conhecido em inglês Sublevel Stoping. Se tornou um método muito usual justamente pela sua característica de versatilidade, uma vez que é possível usando ele mesclar a produção com outros modelos de lavra.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (200.6 Kb)   docx (293.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com