TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Algebra Linear do Boldrini - GA Livro Dele

Por:   •  2/9/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 2

NC 202 – Sociedade e ambiente

Estudo dirigido 5

Laís Yukari Kaneshiro

RA: 219711

  1. O papel da escala para compreender as interações entre elementos sociais e ambientais.

Para se compreender as interações entre elementos socias e ambientais a escala entra com o papel de ajuste que é necessário para que o fenômeno estudado seja apreendido dentro do seu próprio contexto, tendo em consideração sua natureza, hierarquia e grandeza.

Do ponto de vista epistemológico, cada episteme constitui-se em uma escala no sentido de permitir que o fenômeno se revele de determinada maneira. O que não significa que dentro dessa escala epistemológica não existem outras, de diferentes naturezas, que permitem enfocar e analisar diferentes perspectivas (coletivo e individual, espacial e temporal, macro e micro). São essas diferentes escalaridades que tornam difícil acompanhar e compreender as possibilidades analíticas. Na prática, estamos acostumados com hierarquizações muito simples, como a da micro para a macro escala, ou více-versa, sendo pensadas com ou sem a metáfora cartográfica. Mas essa hierarquização, nos prende ao plano geométrico e à dimensão espacial bidimensional. Em geral, somos levados a esquecer da perspectiva dinâmica e multifacetada que os recortes escalares trazem.

  1. A relação entre escala e interdisciplinaridade.

A relação entre a escala e a interdisciplinaridade é feita a partir do ponto de vista epistemológico, em que a discussão sobre metodologias multi ou trans escalares tem como fundo a articulação entre os conhecimentos, haja vista que muitos corpos teórico-metodológicos e disciplinares foram compostos para atuar em uma única escala.

Vulnerabilidade é fenômeno multidimensional e complexo que precisa ser pensado em suas múltiplas escalas de ocorrência e produção. Se as mudanças climáticas impõem a escala global e as ações são sempre em escala local, outras escalas, como a regional, precisam ser reforçadas como mediadoras de forças que serão, em maior ou menor medida, responsáveis pelas interações escalares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (32.9 Kb)   docx (212.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com