TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Algebra Relacional

Casos: Algebra Relacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  1.466 Palavras (6 Páginas)  •  555 Visualizações

Página 1 de 6

Sumário

Introdução .................................................................................................................................................. 03

Conceito ..................................................................................................................................................... 04

Operações da Álgebra Relacional ............................................................................................................... 05

Exemplos .............................. ................................................................................................................... 06

Referências Bibliográficas ........................................................................................................................ 16

Introdução

Neste pequeno trabalho vamos abordar brevemente um pouco sobre a Álgebra Relacional, seu fundamento, conceito e descrever um pouco de cada uma de suas operações, trazendo exemplos de uma a uma numa forma simples, clara e objetiva.

Conceito

A Álgebra Relacional é uma linguagem de consulta formal, porém procedimental, ou seja, o usuário dá as instruções ao sistema para que o mesmo realize uma seqüência de operações na base de dados para calcular o resultado desejado.

A Álgebra Relacional define operadores para atuar nas tabelas (semelhante aos operadores +, -, etc. da álgebra que estamos acostumados) para chegar ao resultado desejado.

A forma de trabalho desta linguagem de consulta é a de pegar uma ou mais tabelas (conforme necessidade) como entrada de dados e produzirá uma nova tabela como resultado das operações.

Há seis operações fundamentais na álgebra relacional. Estas operações são: seleção, projeção, renomear, produto cartesiano, união e diferença entre conjuntos. Todas essas operações produzem uma nova relação como seu resultado.

Em adição às operações fundamentais há outras de uso comum que são frequentemente utilizadas: interseção de conjuntos, junção natural, divisão e junção theta.

Uma aplicação prática da álgebra relacional é na execução de consultas a bancos de dados relacionais. Por essa razão, foram criadas novas operações, denominadas estendidas, que são: Eliminação de duplicatas, ordenação, agrupamento e agregação e junção externa.

Operações da Álgebra Relacional

São definidas nove operações para se trabalhar com álgebra relacional:

Union –União;

Intersection– Intersecção;

Difference– Diferença, Subtração;

Product – Produto, Produto Cartesiano.

Estas quatro operações são provenientes da teoria de conjuntos, da matemática.

Select– Seleção;

Project– Projeção;

Join– Junção;

Divide – Divisão.

Aplicam-se especificamente ao modelo de dados relacional.

Assignment– Designação, Atribuição.

Exemplos

União

Em teoria de conjuntos, a união de dois conjuntos A e B é formada por todos os elementos pertencentes a A ou B ou a ambos. A união é uma operação binária, na álgebra booleana seria o Operador OR. A união de dois conjuntos sempre resultará em todos os elementos de ambos os conjuntos, sendo apresentados apenas uma única vez.

Considerando dois conjuntos finitos,A = (1, 2, 3) eB = (2, 3, 4). A união é obtida considerando todos os elementos pertencentes a pelo menos um dos dois conjuntos:

No mundo real podemos representar duas tabelas:

Suponhamos que precisamos de uma tabela com os trens que passam em Bolonha (partem e chegam), o comando SQL mais adequado é o seguinte:

Que produzirá o seguinte resultado:

Intersecção

É uma operação adicional que produz como resultado uma tabela que contém, sem repetições, todos os elementos que são comuns às duas tabelas fornecidas como operandos. As tabelas devem ser compatíveis.

Retornar as linhas que estejam nas duas relações:

R1

____C1____

____C2____

A

1

B

2

C

3

D

4

R2

____C1____

____C2____

E

5

A

1

F

6

D

4

____C1____

____C2____

A

1

D

4

- Verificar quais funcionários também são clientes:

Cliente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com