TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Algebra linear

Por:   •  3/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  3.044 Palavras (13 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 13

Estruturas Metálicas, porque escolher.

Marcos Guilherme Iarossi Caceres1  - UNITOLEDO

RESUMO

As estruturas de aço, hoje, pouco utilizado em obras são uma saída sustentável e inteligente para a construção civil. As comprovações foram feitas através de uma pesquisa bibliográfica que abordou vários tópicos, entre eles o de manutenção. A estrutura metálica pode durar mais que as outras obras com as devidas manutenções e proteções, para que o tempo de vida útil do aço prolongue e que possa continuar fazendo a função na qual foi designado.  Após a leitura do artigo pode se concluir que obras em aço podem dar liberdade de projeto, deixando uma construção “futurista”, agilizam o prazo de entrega em até 40% e todo o material que será utilizado na obra pode ser reciclável e reutilizado em outra obra.

Palavras-Chave: Estrutura Metálicas; Aço reciclado; Velocidade de construção; Praticidade.

ABSTRACT

Steel structures, today little used in the works are a smart and sustainable way out of the building. The proofs were made through a literature search that covered several topics, including maintenance. The metal structure can outlast the other works with the proper maintenance and protection, so that the useful life of steel extend and can keep doing the function in which it was designed. After reading the article it can be concluded that works in steel can provide freedom of design, construction leaving a "futuristic", speed up the delivery time by up to 40% and all the material that will be used in the work can be recycled and reused in another work.

Key-Words: Steel structure; Recycled steel; Speed of construction; Practicality.

1  Graduando em Engenharia Civil pelo Centro Universitário Toledo - 1SA (2015)

1.  INTRODUÇÃO

A pesquisa baseia-se no motivo do porque optar por uma obra utilizando estruturas metálicas, não deixando de lado a segurança, mas dando importância na agilidade e a diminuição ao dano ambiental.

A sociedade vive em modo acelerado, não tendo tempo para desperdiçar, assim tudo que está envolvido deve acompanhar o ritmo e as estruturas metálicas em construções permitem uma maior agilidade, acelerando o tempo de entrega das obras, tornando a obra 40% mais rápida e tornando-a uma obra barata se comparando custo x beneficio. A estrutura metálica possui uma capacidade estrutural muito maior que o concreto armado para determinados fins. As vantagens na utilização de sistemas construtivos em aço vão muito além da estética, redução do tempo de construção, racionalização no uso de materiais e mão de obra e aumento da produtividade, que passaram a serem fatores fundamentais para o êxito de qualquer empreendimento.
Com essa versatilidade, a estrutura metálica trouxe uma qualidade estrutural e um nível de precisão inacessível ao concreto armado, fazendo com que sua utilização cresça cada vez mais. 
Trazendo uma maior liberdade para o desenho conceitual da estrutura, a manutenção preventiva das estruturas em aço deve se iniciar já na fase de projeto. Uma das formas de se aplicar uma estrutura metálica com eficiência e praticidade é fazendo as devidas manutenções e proteções para que o tempo de vida útil do aço prolongue. Uma das proteções que deve ser feita é contra a corrosão, e o método utilizado para tal é adicionando elemento de liga ao material metálico, isolando a superfície do metal do meio corrosivo, por meio de revestimento com metais e modificando este meio.

2.  REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

2.1  A Estrutura Metálica.

Segundo Dias (1999), estrutura é um conjunte de partes de uma construção que tem a finalidade de resistir a cargas e dar sustentação, assim como o esqueleto humano.

A estrutura metálica é composta por peças metálicas ligadas entre si por conectores ou solda montando a estrutura da obra que como um todo deve resistir aos esforços e incidentes e transmiti-los, através das ligações, até a base no solo onde se dissipará.

O termo “estrutura metálica” pode trazer a idéia de colunas ou vigas de aços em formatos “I” ou “H” porém segundo Dias (1999), estrutura metálica é o conjunto de todos elementos de aço que compõem a obra.

2.1.1 Composição da Estrutura metálica

.

Dias (1999) nos remete uma boa idéia de como é composta uma estrutura metálica.

Classificando os materiais de acordo com a sua dimensão:

[pic 1]

Figura 1: Alguns dos materiais que compõem uma estrutura metálica.
Fonte:
Estruturas de Aço : Conceitos, técnicas e Linguagem; DIAS, Luís Andrade de Mattos;

Folha(2): As folhas possuem uma de suas dimensões com valor muito inferior a suas outras. Usada em lajes, paredes estruturais e em cascas de cobertura. Remete a idéia de folha de papel, apelidada de folha de aço.

Bloco(3): Blocos possuem as três dimensões com valores de mesma ordem de grandeza. Usado em fundações. Suporta toda e estrutura.

Barras(4-5): As barras possuem uma de suas dimensões com uma ordem de grandeza muito superior as outras. Usado em vigas e pilares. Podem ser subdivididas em barras sólidas(4), geralmente envolvia com concreto e barras com paredes delgadas(5), barras inteiramente metálica.

2.1.2  Manutenção, proteção e cuidados na Estrutura Metálica.

A manutenção preventiva deve se iniciar desde o primeiro estágio, na construção.
O
Prof. Dr. Yopanan C. P. Rebello, explica no site da Metalica, que é recomendável que toda a estrutura de aço fosse protegida com matérias mais resistentes aos efeitos que o meio ambiente possa causar. Através de alvenarias e concreto. Por mais que tudo pareça adequadamente regular é importante realizar manutenções para manter a estrutura conservada. Toda ação de acompanhamento e controle do estado de conservação e das condições de utilização é fundamental para garantir maior durabilidade e exercer condições aptas para ser utilizada conforme foi projetado. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (244.6 Kb)   docx (47.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com