TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Algoritmo E Programação

Dissertações: Algoritmo E Programação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2013  •  890 Palavras (4 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 1

Passo 1:

Leitura e compreensão dos princípios da construção de algoritmos.

Passo 2:

Noção de algoritmos

Um algoritmo é uma sequência finita de instruções bem definidas e cada uma das quais pode ser executada mecanicamente num período de tempo finito e com uma quantidade de esforço finita. O conceito de algoritmo é frequentemente ilustrado pelo exemplo de uma receita culinária, embora muitos algoritmos sejam mais complexos. Eles podem repetir passos ou necessitar de decisões até que a tarefa seja completada. Um algoritmo corretamente executado não irá resolver um problema se estiver implementado incorretamente ou se não for apropriado ao problema. Um algoritmo não representa, necessariamente, um programa de computador.

Pseudo linguagem

A pseudo-linguagem ou pseudocódigo é uma maneira intermediária entre a linguagem natural e uma linguagem de programação de representar um algoritmo. Ela utiliza um conjunto restrito de palavras-chave, em geral na língua nativa do programador, que tem equivalentes nas linguagens de programação. Além disso, a pseudo-linguagem não requer toda a rigidez sintática necessária numa linguagem de programação, permitindo que o aprendiz se detenha na lógica do algoritmos e não no formalismo da sua representação. Na medida que se obtém mais familiaridade com os algoritmos, então o pseudocódigo pode ser traduzido para uma linguagem de programação

Estrutura de um programa

A estrutura de um programa é composto por algoritmos fazem parte do dia-a-dia das pessoas. Exemplos de algoritmos:

– instruções para o uso de medicamentos;

– indicações de como montar um aparelho;

– uma receita de culinária.

Seqüência de ações executáveis para a obtenção de uma solução para um determinado tipo de problema. Segundo Dijkstra, um algoritmo corresponde a uma descrição de um padrão de comportamento, expresso em termos de um conjunto finito de ações. Executando a operação a + b percebemos um padrão de comportamento, mesmo que a operação seja realizada para valores diferentes de a e b. Assim como a escolha dos algoritmos em geral depende da representação e da estrutura dos dados. Para resolver um problema é necessário escolher uma abstração da realidade, em geral mediante a definição de um conjunto de dados que representa a situação real.

Tipos primitivos para representação de dados e variáveis

Um algoritmo é uma sequência finita de instruções bem definidas e cada uma das quais pode ser executada mecanicamente. Um algoritmo nada mais é do que uma receita que mostra passo a passo os procedimentos necessários para a resolução de uma tarefa. Ele não responde a pergunta “o que fazer?”, mas sim “como fazer”.

Os primitivos são atômicos, não podem ser decompostos em tipos mais simples. Alguns se relacionam diretamente a sua representação interna, no mesmo caso dos números inteiros. Outros tipos primitivos, como o tipo caractere, precisam de um pequeno suporte de hardware ou software para serem representados internamente.

Operadores aritméticos, lógicos e relacionais

Operadores Aritméticos são responsáveis pela realização de cálculos e utilizam notação comumente utilizada em sistemas de cálculos, como calculadores Aritméticos.

Operador Função:

+ Adição

- Subtração

/ Divisão

* Multiplicação

% Resto

Precedência Operadores Relacionais são os operadores que relacionam as expressões que estão entre o operador.

Realiza comparação dos valores das expressões:

água = vinho; 3 > 2;

Operador Função

= Igual

<> Diferente

> Maior

>= Maior ou igual

< Menor

<= Menor ou igual

Precedência Operadores Lógicos

Operadores que relacionam as expressões através da tabela lógica retornam apenas verdadeiro ou falso de acordo com a verificação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com