TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Algoritmo E Programação

Ensaios: Algoritmo E Programação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2013  •  801 Palavras (4 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

1.1 Mecânica

A Mecânica é uma das partes em que a Física foi dividida. E a mais antiga de todas, pois como sabemos a Física estuda os fenômenos que ocorrem na natureza e o que primeiro chamou a atenção do homem foi o movimento dos corpos. Assim criaram a Mecânica para que estudássemos os movimentos e o repouso dos corpos.

Para entendermos melhor o estudo desses movimentos e repouso dos corpos a Mecânica foi dividida em:Cinemática,Dinâmica,Estática.

A Cinemática estuda o movimento e o repouso sem se preocupar com as causas que os originam. E ainda é dividida em duas partes: Cinemática escalar e Cinemática vetorial

A Dinâmica estuda o movimento e as suas causas.

A Estática estuda particularmente o repouso dos corpos sendo um caso particular da Dinâmica.

Equilibrio de Corpos Rigidos

Em muitas construções utilizan-se grandes guindastes. A soma dos momentos das cargas e dos contrapesos em relação à base do guindaste deve ser ajustada de modo que o binario da reação na base não cause o colapso da torre do mesmo. As forças externas que atuam sobre um corpo rígido podem ser reduzidas a um sistema força-binário em algum ponto arbitrário ‘’O’’. Quando a força e o binario são ambos iguais a zero, as as forças externas formamum sistema equivalente a zero, e diz-se que o corpo rígido está em equilíbrio. As condições necessárias e suficientes para o equilíbrio de um corpo rígido, portanto, podem ser obtidas estabelecendo-se R e MRO , iguais a zero.

ƩF=0 ƩM= Ʃ(r *F)=0

Diagrama de corpo livre

Para escrever as equações de equilíbrio para um corpo rígido, é essncial primeiro identificar todas as forças que atuam sobre esse corpo e então desenhar o correspondente diagrama de corpo livre. Além das forças aplicadas à estrutura, precisamos conhecer as reações exercidas sobre a estrutura por seus apoios. Uma reação especifica sera associada a cada tipo de apoio. Como regra geral , se um apoio impede a traslação de um corpo em dada direção, então uma força é desenvolvida sobre o corpo naquela direção. Da mesma forma, se a rotação é impedida, um momento é aplicado sobre o corpo1.

Forças externas e internas: um corpo rígido é uma composição de partículas, tanto as cargas internas como as externas podem atuar sobre elas. É importante salientar, no entanto, que no desenho do diagrama de corpo livre as forças internas ao corpo não devem ser representadas.

Peso e o centro de gravidade: este tipo de sistema pode ser reduzido a uma única força resultante atuante por meio de um ponto especificado. Essa força e conhecida como peso W do corpo e a localização de seu ponto de aplicação é chamado de centro de gravidade.

2.1 CENTRÓIDE E CENTRO DE GRAVIDADE.

Na mecânica clássica, centro de massa de um corpo é o ponto onde pode ser pensado que toda a massa do corpo está concentrada para o cálculo de vários efeitos. O centro de massa não precisa coincidir com o centro geométrico (centróide). O centro de massa nem ao menos precisa estar dentro do corpo. Na física,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com