TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Algoritmos E Programação

Artigo: Algoritmos E Programação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  1.274 Palavras (6 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Neste trabalho possui uma breve explição sobre a declaração de matrizes e vetores, com um breve aprofundamento de modularização e decomposição de programas, como também aborda a temática referente a representação de strings em linguagem C.

E como finalização deste trabalho é apresentado um programa de algoritmo.

4

Etapa 3 (Passo 2)

VETOR

Em computação um Vetor (Array) ou Arranjo é o nome de uma matriz unidimensional ( que contém apenas uma dimensão) considerada a mais simples das estruturas de dados. Geralmente é constituída por dados do mesmo tipo (homogêneos) e tamanho que são agrupados continuamente na memória e acessados por sua posição (índice - geralmente um número inteiro) dentro do vetor. Na sua inicialização determina-se o seu tamanho que geralmente não se modifica mesmo que utilizemos menos.

Quando fazemos a declaração de uma string estamos na verdade declarando um vetor.

Podemos trabalhar com vetores numéricos, executando operações sobre eles da mesma forma como executaríamos com variáveis numéricas comuns. Devemos assumir que ao declararmos um determinado vetor [índice], com um índice específico, estamos fazendo referência a um número.

DECLARAÇÃO DE MATRIZES E VETORES

Quando efetuamos uma declaração de um vetor ou matriz, o número entre colchetes mostra qual o valor máximo de posições que ela irá possuir. Desta forma, dentro do programa,poderemos variar de zero até o número explicitado na declaração do vetor para acessar ou atribuir dados a ele. Esse número pode ser substituído quando necessário por uma variável do tipo int.

A linguagem C não verifica a dimensão da matriz/vetor em uma atribuição acima do seu valor limite declarado. Se você declarar um vetor inteiro de 10 posições(intvet[10]) e utilizar uma atribuição de um elemento acima do 10 (vet[30]=4;) você poderá estar atribuindo dados a outras regiões da memória não destinados à utilização do programa.

A linguagem C oferece meios de requisitar espaços de memória em tempo de execução. Dizemos que podemos alocar memória dinamicamente.

5

MODULARIZAÇÃO E DECOMPOSIÇÃO DE PROGRAMAS

Programação estruturada é uma forma de programação de computadores que preconiza que todos os programas possíveis podem ser reduzidos a apenas três estruturas: sequência, decisão e interação.

Tendo, na prática, sido transformada na Programação modular, a Programação estruturada orienta os programadores para a criação de estruturas simples em seus programas, usando as sub-rotinas e as funções.

É um conceito de dividir um software em partes distintas (módulos).

À medida que vamos resolvendo problemas mais complexos, o tamanho dos nossos programas vai crescendo, assim, fica difícil acompanhar as funcionalidades dos trechos de Programas.

Esta técnica de decomposição em unidades

funcionais, proveniente da programação estruturada, é conhecida como modularização.

Estes trechos devem ser logicamente coerentes, isto é, cada um deve realizar uma função definida.

Visa principalmente aspectos como confiabilidade, legibilidade, manutenção e flexibilidade.

Tem como principais vantagens:

 A independência entre os módulos permite uma manutenção mais simples e barata.

 Pode ser desenvolvido em paralelo ao restante do algoritmo

 Teste para correção de bugs podem ser feitos separadamante do programa.

 Um módulo pode ser utilizado em outros algorítmos

6

PASSAGEM DE PARÂMETROS PARA FUNÇÕES

Para criarmos módulos no nosso algoritmo existem os comandos procedimento e função. As ações do procedimento e função são hierarquicamente subordinadas a um algoritmo principal geralmente chamado “Módulo Principal”

Dentro de um procedimento/função podem haver vários outros procedimento/funções.

Os procedimentos e as funções podem utilizar objetos (constantes e variáveis) do módulo principal, definir seus próprios, ou ainda utilizar os dois.

Variáveis globais: São variáveis que podem ser utilizadas pelos procedimentos/funções internas ao módulo onde foi declarada.

Variáveis locais: São variáveis que podem ser utilizadas apenas nos módulos em que foram criadas. Não em significado fora dele.

PASSAGEM DE PARÂMETRO POR VALOR

Na passagem por valor, os parâmetros de uma função funcionam como variáveis suas, ou seja NADA tem a ver com as variáveis da função que a chamou. Desta forma alterações nos valores desses parâmetros não interferem nos valores das variáveis da função chamadora.

PASSAGEM DE PARÂMETRO POR REFERÊNCIA

No entanto pode ser interessante que uma variável na função chamadora possa ser alterada (ex: função que troque o valor de duas variáveis). Ou mesmo haja a necessidade de se retornar mais de um valor da função (pois com o return só é possível retornar um único valor).

Para esses casos, algumas linguagens permitem a passagem de parâmetros por referência, onde uma variável passada como parâmetro ao ser alterada dentro da função tem seu valor alterado também na função chamadora (é na verdade uma única variável usada por ambas as funções).

7

Etapa 4 (Passo 2)

REPRESENTAÇÃO DE STRINGS EM LINGUAGEM C.

Toda e qualquer string corresponde a uma matriz unidimensional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com