TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Almondegas Suina Com Adição Da Farinha De Chia

Trabalho Escolar: Almondegas Suina Com Adição Da Farinha De Chia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  2.105 Palavras (9 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 9

Universidade Federal do Tocantins

Campus Universitário de Palmas

Curso de Engenharia de Alimentos

Disciplina Tecnologia da Carne e Derivados

Almôndegas suína com adição da farinha de Chia

Aneida Bean

Maria Grene Araujo Reis

Palmas-To

2013

Aneida Bean

Maria Grene Araujo Reis

Almôndegas suína com adição da farinha de Chia

Esse trabalho tem por objetivo o desenvolvimento de um produto, em especial Almôndegas suína com adição da farinha de Chia, Disciplina Tecnologia da Carne e Derivados no curso de Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal do Tocantins – UFT, ministrada pelo Professor Pedro Ysmael Cornejo Munjica.

Palmas-To

2013 

RESUMO

Por séculos os nativos das Américas usaram a semente da “chia” como alimento básico.

Os soldados astecas subsistiram com a “chia” durante suas batalhas e expedições. Os nativos do sudoeste comiam somente uma colher das de chá para uma marcha de 24 horas, iam do Rio Colorado ao Oceano Pacífico, para negociar turquesas por conchas marinhas, levando somente uma bolsa com “chia” como alimento de sustento. Sustentados pelas sementes de “chia” os índios Tarahumaras (os dos pés ligeiros) do México, caçavam as presas, perseguindo-as até cansarem. Em 1997 um Turahumara de 52 anos ganhou a Maratona Nike de 100 milhas, calçando somente suas sandálias feitas em casa.

A “chia” é uma completa fonte de proteínas, proporcionando todos os aminoácidos essenciais. Comparada com outras sementes, a de “chia” provê a mais alta fonte de proteínas; entre 19 e 23 por cento do seu peso é proteína. Uma das maravilhas, somente encontrada na “chia”, é a sua habilidade de absorver mais de 12 vezes seu peso de água. Esta habilidade de segurar água, pode prolongar hidratação e retenção de eletrólitos em fluidos do corpo, especialmente durante esforços. Uma normal retenção de fluidos assegura uma normal dispersão de eletrólitos para atravessar a membrana celular. Mantém um bom balanço de fluidos para ajudar as funções celulares.

1- Introdução

As sementes de “chia” têm uma capa de gel que protege a semente dos climas áridos e quentes onde são semeadas. Quando uma colherada de “chia” é despejada num copo d’água e deixada por 30 minutos, se formará como uma gelatina sólida. Este gel, ou gelatina, é criado devido à fibra solúvel que contém. Pesquisadores acreditam que este mesmo gel é o fenômeno que ocorre no estômago quando a comida contém este tipo de fibra pegajosa conhecida como mucilagem. O gel criado, quando ingerido, produz uma barreira física, que divide as enzimas digestivas dos carboidratos, isto faz uma lenta conversão de carboidratos em açúcar. Tende a fazer uma digestão lenta e mantém os níveis de açúcar no sangue, a qual pode ser útil na prevenção e controle da diabetes.

Fácil de digerir, a absorção de água na “chia” é uma ajuda importante para a digestão humana. A “chia” amolecida n’água é melhor absorvida e digerida. Isto significa um rápido transporte aos tecidos para ser usada pelas células. Esta eficiente assimilação faz a “chia” muito eficiente quando se toma, dando lugar a um rápido crescimento de tecidos. A “chia” também facilita o crescimento e a regeneração de tecidos durante a gravidez e lactação, ajuda a regenerar músculos para os atletas e físico-culturistas.

Verdades sobre a chia

- É a fonte natural mais rica em ácidos graxos ômega-3

- Não tem nem produz cheiro de pescado

- É um produto sem colesterol

- Os antioxidantes/estabilizadores artificiais são desnecessários

- Não tem fatores tóxicos ou anti-nutricionais

- O conteúdo de ácidos graxos saturados é muito baixo

- O equilíbrio dos ácidos graxos ômega-3 nos ovos produzidos com chia iguala aos do leite materno

- É um produto sustentável e ecológico

- Fácil de manejar pelo agricultor e pelo industrial

- Armazena-se por anos sem se deteriorar

- Ideal para enriquecer uma grande diversidade de produtos

A chia é a nova sensação entre os adeptos da alimentação saudável e dietas funcionais. Originária do México, é uma semente milenar muito utilizada pela civilização asteca, na promoção da força e da resistência física. Trazida para os tempos atuais, os atributos deste grão se revelam no alto aporte de ômega 3 - é o alimento vegetal com maior concentração desta substância - além de fibras, cálcio, magnésio, potássio, proteínas e vitaminas do complexo B. Este extenso conjunto de propriedades da chia contribui para a saúde na redução do colesterol, controle da glicemia, boa formação óssea, prevenção do envelhecimento precoce e melhoria geral da imunidade do organismo.

Para os adeptos das dietas de controle de peso, a chia em doses apropriadas ajuda o corpo a entrar em forma, principalmente pela sensação de saciedade que proporciona, graças às fibras que, ao entrarem em contato com a água, formam um gel no estômago e retardam a digestão. A chia também ajuda a manter o bom funcionamento da flora intestinal e a desintoxicar o organismo.

Importante fonte de proteínas, a chia é indicada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com