TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente Web

Monografias: Ambiente Web. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2014  •  2.208 Palavras (9 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 9

Qual a finalidade do DNS? Descreva a estrutura de nomes e domínios.

A finalidade do DNS é de prover um serviço para tradução de nomes em endereços IP e vice-versa. A estrutura de domínios é hierárquica com uma árvore invertida contendo 128 níveis. A estrutura dos nomes é alfanumérica e é separada por pontos.

Nome, Valor, Tipo e TTL

Nome – Nome do domínio, string alfanumérica de no máximo 63 caracteres.

Valor – Valor do registro

Tipo – Tipo do recurso no registro

TTL – Tempo em que esta informação é válida.

Porque foi criado o DNS?

Necessidade de se criar um mecanismo para para traduzir nomes, mais fácil para os usuários, em números, mais fácil para máquinas.

Descreva o modelo de gerenciamento da arquitetura TCP/IP

Explique como um servidor pode atender + de uma requisição simultânea, explique os conceitos envolvidos.

No caso dos servidores que funcionam concorrentemente, eles usualmente utilizam o protocolo TCP. Nestes servidores existe o conceito de servidor-pai e servidor-filho. O servidor pai fica esperando as conexões dos clientes em uma porta pré-definida e ao chegar esta conexão ele transfere a responsabilidade para um servidor-filho que roda em uma porta diferente da porta do servidor-pai.

Descreva as áreas de gerenciamento de redes definidas pela ISO

O que socket?

Estrutura de comunicação que age como um nó de extremidade, a estrutura de um socket é composta pela família de protocolos, tipo de socket, protocolo, endereço local(end. IP + porta) e endereço remoto(end. IP + porta).

Explique o que é o modelo cliente-servidor?

Este modelo é composto por um servidor que prover um serviço em um determinado endereço (end. IP + porta) que espera passivamente as conexões dos CLIENTE que acessam o seu endereço e disponibilizam seus endereços para possíveis repostas. As conexões dos clientes são abertas de forma ativa.

Descreva as razões para se ter um serviço orientado a conexões e um não orientado a conexões.

As aplicações que necessitam dos serviços orientados a conexão são do tipo que necessitam de confiabilidade na transmissão dos dados, ou seja, que a camada de transporte trate os dados transmitidos de forma que não exista perda, mudança na ordem de entrega, etc. As aplicações que usam os serviços não orientados a conexão são do tipo que não precisam das funcionalidades citadas acima, podendo ser implementadas na própria aplicação, e não podem ter o atraso gerado pelo overhead de um serviço orientado a conexão.

Defina SNMP.

Explique o paradigma carga e armazenamento utilizado pelo protocolo SNMP. Descreva as operações e efeitos colaterais.

Descreva resumidamente como os serviços da Internet orientados à conexão provêem transporte confiável.

As aplicações que necessitam de um protocolo de transporte confiável usam o protocolo da camada de transporte TCP. Este protocolo prover este tipo de transporte por implementar algumas funcionalidades, tais como controle de fluxo e de erros. Estas funcionalidades demandam uma maior complexidade e um overhead na transmissão.

Descreva o processo de estabelecimento de uma conexão do protocolo TCP, quais campos são afetados e como.

Cada parte deve iniciar o processo de comunicação e obter aprovação da outra antes de começar a transmissão dos dados para a outra. As etapas são as seguintes:

1 – O cliente faz um pedido de estabelecimento de conexão para um servidor e para isso envia um pacote com o bit SYN ligado, que indica um pedido de conexão. Neste pacote também é informado o ISN do cliente.

2 – O servidor recebe o pedido de conexão e envia um pacote confirmando a conexão e pedindo a aprovação da sua conexão com o cliente. Para isto ele configura os bits ACK e SYN no cabeçalho do TCP. O campo do número de confirmação vai ser o ISN do cliente + 1, pois não foram enviados dados no SYN enviado pelo cliente. O servidor informa também o tamanho da janela deslizante do cliente. Na parte da inicialização da conexão do cliente para o servidor, é enviado o ISN do servidor.

3 – O cliente envia um ACK para o servidor aprovando o pedido de conexão. O campo do número de confirmação é o ISN do servidor acrescido de 1, pois não foram enviados dados no segmento enviado pelo servidor. O cliente também define o tamanho da janela deslizante do servidor.

Qual a finalidade do campo window do TCP e o significado do valor 16384?

O campo window define o tamanho da janela deslizante do servidor para o cliente. O significado do valor é que o cliente deve esperar o buffer atingir o tamanho especificado para este seja enviado ao servidor.

Qual o significado dos Flags ACK e PUSH do cabeçalho TCP?

A flag ACK significa uma confirmação dos dados recebidos pelo servidor e o PSH significa que o transmissor não deve esperar a janela ser preenchida para fazer o envio dos dados.

Qual o significa do sequence number 513? Qual o próximo sequence number?

O sequence number significa a primeira posição dos bytes que estão sendo enviados e o próximo sequence number deve ser a quantidade de bytes deste segmento acrescida de um, neste caso 1025.

Qual o significado do ACK number: 239?

Este número significa o número do próximo byte que o protocolo TCP deseja receber.

Qual é a diferença entre comunicação entre processos finais e comunicação entre hosts?

A comunicação entre processos finais é feita pela camada de transporte e a entre hosts é feita pela camada de rede. Os protocolos TCP e UDP cuidam da comunicação entre processos e os protocolos ARP, IP, ICMP e etc cuidam da comunicação entre host.

Como uma porta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com