TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Ambiente Web

Pesquisas Acadêmicas: Desenvolvimento Ambiente Web. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2014  •  1.448 Palavras (6 Páginas)  •  562 Visualizações

Página 1 de 6

Módulo 1 - Introdução

1-Sobre o HTML

O HTML (Hypertext Markup Language) é uma linguagem de marcação de Hipertexto, permite definir como o conteúdo de um determinado documento deve ser exibido (ou seja formatado). No entanto o HTML não é uma linguagem de programação. O HTML foi desenvolvido por Tim Berners-Lee nos anos 90 e pode ser considerado como uma linguagem universal utilizado na Internet. Uma página HTML é um arquivo texto com a extensão .html (ou .htm), para isoo é necessário apenas um editor de texto e um browser para que seja possível a sua visualização. Atualmente existem diversos editores HTML para auxiliar o trabalho de confecção das páginas em HTML.

1.1-Escrevendo a Primeira Página WEB

Uma página HTML é um arquivo texto qued eve ser salvo com a extensão .html. Abra o bloco de notas e digite os códigos abaixo, em seguida salve o arquivo com extensão .html e execute com o browser.

<html>

<head>

<title> Primeira Página em HTML</title>

</head>

<body>

Mostrando a Primeira Página em HTML

</body>

</html>

2-O que é o XHTML

Um XHTML é uma combinação de HTMl com XML. É uma especificação oficial da W3C que garante melhor estabilidade para escrever linguagens voltadas para a Internet. A linguagem XML (Extensible Markup Language) permite armazenamento e a transmissão de dados via Internet e Plataformas, desta forma qualquer software ou dispositivos serão capazes de interpretar XML e acessar as páginas WEB.

3-Quebra de linha aplicado no HTML e HXML

No HTML a quebra de linha aplica-se a tag <br>, no entanto não é compatível com XHTML, pois de acordo com as especificações definidas para o XHTML, todas as tags devem ser fechadas. Para isso o exemplo abaixo mostra uma construção de uma página em XHTML para elementos que não possuem tags de fechamento utilizando <br />.

<html>

<head>

<title> Exemplo de quebra de linha com XHTML</title>

<style type="text/css">

<!--

body{background-color: yellow:color:blue}

//-->

</style>

</head>

<body>

O texo tem como objetivo <br />

mostrar a quebra de linha <br />

utilizando as definições <br />

para XHTML.

</body>

</html>

Módulo 2 - Documento Estruturado - Marcação Semântica

1-Folhas de Estilos em Cascata

Uma folha de estilo em cascata CSS (Cascading Style Sheet) é uma linguagem de formatação que permite ao desenvolvedor um maior controle em relação à formatação das páginas WEB. Juntos a linguagem HTML com o CSS, permite definir as regras de formatação para determinados elementos em uma página WEB. Conforme mostra o exemplo abaixo aplica-se a formatação de elementos utilizando CSS.

Exemplo:

a.1-

<html>

<head>

<title>Exemplo de formatação com HTML e CSS</title>

<style type="text/css">

<!-->

body{background-color: red; color:back}

//-->

</style>

</head>

<body>

Esta pagina possui um fundo com cores vermelho e o seu texto escrito com cores preto.

</body>

</html>

1.1-Termo em Cascata

O termo em cascata é utilizada para combinar informações de estilos com mais de uma fonte, que são as aplicações das regras de estilos em uma página de várias maneiras tais como:

a-Folhas de estilos externas vinculadas a uma ou mais páginas, aplicando as mesmas regras.

b-Folhas de estilos embutidas aplicando-se as regras de estilos a uma única página

c-Estilos alinhados que aplicama s regras aos elementos da página.

Módulo 3 - Formatação utilizando CSS

CSS é a sigla em inglês para Cascading Style Sheet que em português foi traduzido para folha de estilo em cascata e é definida como:

Folha de estilo em cascata é um mecanismo simples para adicionar estilos (p.ex., fontes, cores, espaçamentos) aos documentos Web.

Web Standards pode ser traduzido como Padrões Web e tem por objetivo a criação de uma Web universal.

Web Standards é um conjunto de normas, diretrizes, recomendações, notas, artigos, tutoriais e afins de caráter técnico, produzidos pelo W3C e destinados a orientar fabricantes, desenvolvedores e projetistas para o uso de práticas que possibilitem a criação de uma Web acessível a todos, independentemente dos dispositivos usados ou de suas necessidades especiais.

Por que CSS ?

A grande vantagem do uso de CSS é a de separar a marcação HTML, da apresentação do site. Em outras palavras, vale dizer que o HTML destina-se unicamente a estruturar e marcar o conteúdo, ficando por conta dasCSS toda a responsabilidade pelo visual do documento.

HTML marca e estrutura textos, cabeçalhos, parágrafos, links, botões, formulários, imagens e demais elementos da página e CSS define cores, posicionamento na tela, estilos de linhas, bordas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com