TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Android

Seminário: Android. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  Seminário  •  3.308 Palavras (14 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 14

O Android é um software open-source criado para os celulares e outros dispositivos. O Android Open Source Project (AOSP), liderado pelo Google, está encarregado da manutenção e desenvolvimento do Android. Muitos fabricantes de dispositivos trouxeram ao mercado de dispositivos rodando o Android, e eles são disponíveis ao redor do mundo. O objetivo principal é construir uma plataforma de software excelente para usuários de todos os dias. Uma série de empresas empenhou muitos engenheiros para atingir esse objetivo, e o resultado é uma produção total de produtos de consumo de qualidade, cuja fonte é aberta para customização e portabilidade. Você pode encontrar mais informações sobre o Android a partir destas páginas abaixo:

Filosofia de projeto e objetivos Interagindo com o projeto Compatibilidade com Android Informações sobre licenciamento

ANDROID, uma visão geral – Anderson Duarte de Amorim 11

Atividades

Uma Activity é um componente do aplicativo que fornece uma tela com a qual os usuários podem interagir, a fim de fazer algo, como discar o telefone, tirar uma foto, enviar um e-mail, ou ver um mapa. Para cada atividade é dada uma janela na qual se desenha sua interface de usuário. A janela normalmente preenche a tela, mas pode ser menor do que a tela e flutuar em cima de outras janelas.

Um aplicativo normalmente consiste de múltiplas atividades que são frouxamente ligadas uns aos outros. Normalmente uma atividade em um aplicativo é especificada como a atividade “principal", que é apresentada ao usuário ao iniciar o aplicativo pela primeira vez. Cada atividade pode começar outra atividade, a fim de executar ações diferentes. Cada vez que começa uma nova atividade, a atividade anterior é interrompida, mas o sistema preserva a atividade em uma pilha (a "pilha de volta"). Quando uma nova atividade começa, é empurrada para a pilha de volta e leva o foco do usuário. A pilha de volta usa "last in, first out" como mecanismo de fila, então, quando o usuário está em uma atividade e pressione a tecla BACK, a atividade é removida da pilha (e destruída) e retoma a atividade anterior.

Quando uma atividade é parada por causa de uma nova atividade, há uma notificação da alteração no estado através de métodos de retorno da atividade do ciclo de vida. Existem vários métodos de retorno que uma atividade possa receber, devido a uma mudança em seu estado. Por exemplo, quando parado, sua atividade deve liberar todos os objetos grandes, como conexões de rede ou banco de dados. Quando a atividade recomeça, você pode readquirir os recursos necessários e retomar as ações que foram interrompidas. Estas transições de estado são todos parte do ciclo de atividade.

Criar uma atividade

Para criar uma atividade, você deve criar uma subclasse da Activity (ou uma subclasse existente do mesmo). Em sua subclasse, você precisa implementar métodos de callback que chama o sistema quando ocorrem as transições de atividade entre diversos estados do seu ciclo de vida, como quando a atividade está sendo criada, parou, recomeçou, ou foi destruída. Os dois métodos de retorno mais importantes são:

onCreate(): Você deve implementar este método. O sistema chama isso ao criar a sua atividade. Dentro de sua aplicação, você deve inicializar os componentes essenciais de

ANDROID, uma visão geral – Anderson Duarte de Amorim 12

sua atividade. Mais importante, este é o lugar onde você deve chamar setContentView() para definir o layout para a atividade do usuário a interface.

onPause(): O sistema chama este método como o primeiro indício de que o usuário está saindo de sua atividade (embora nem sempre signifique que a atividade está sendo destruída). Isso geralmente é onde você deve cometer quaisquer alterações que devem ser mantidas para além da sessão atual do usuário (porque o usuário pode não voltar).

Existem vários métodos de retorno do ciclo de vida de outros que você deve usar a fim de proporcionar uma experiência de usuário mais fluida entre as atividades e manipular interrupções inesperadas que causem a sua atividade a ser interrompida e até mesmo destruída.

Implementando uma interface de usuário

A interface de usuário para uma determinada atividade é assegurada por uma hierarquia de pontos de vista - objetos derivam da classe View. Cada exibição controla um determinado espaço retangular dentro da janela da atividade e pode responder a interação do usuário. Por exemplo, uma visão pode ser um botão que inicia uma ação quando o usuário tocá-la.

Android fornece um número de pontos de vista prontos que você pode usar para criar e organizar seu layout. "Widgets" são vistas que proporcionam um visual (interativo) de elementos para a tela, como um botão, um campo texto, checkbox, ou apenas uma imagem. "Esquemas" são pontos de vista derivados de ViewGroup que fornecem um modelo de layout exclusivo para a estrutura derivada, como um layout linear, um layout de grade, ou a disposição relativa. Você pode criar uma subclasse da View e ViewGroup (ou subclasses existentes) para criar seus próprios widgets e layouts e aplicá-las ao seu layout atividade.

A maneira mais comum para definir um layout usando pontos de vista é com um arquivo XML salvo disposição em recursos do seu aplicativo. Dessa forma, você pode manter o design da sua interface de usuário separadamente do código fonte que define o comportamento da atividade. Você pode definir o layout da interface do usuário para a sua atividade com setContentView(), passando a identificação do recurso para o layout. No entanto, você também pode criar novas Views no seu código de atividade e construir

ANDROID, uma visão geral – Anderson Duarte de Amorim 13

uma hierarquia de vista através da inserção de novos Views em um ViewGroup, em seguida, usar esse esquema, passando a raiz ViewGroup para setContentView().

Declarando a atividade no manifesto

Você deve declarar a sua atividade no arquivo de manifesto para que ele seja acessível para o sistema. Para declarar sua atividade, abra o arquivo e adicione um <activity> como um filho do <application>. Por exemplo:

<manifest ... > <application ... > <activity android:name=".ExampleActivity" /> ... </application ... > ... </manifest >

Existem vários outros atributos que podem ser incluídos nesse elemento, para definir propriedades, como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com