TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Android

Seminário: Android. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2013  •  Seminário  •  746 Palavras (3 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 3

Atualmente, diversas pesquisas apontam o Android como o sistema operacional para smartphones que mais cresce no mundo. Sua arquitetura simples, flexível e ao mesmo tempo poderosa permite com que ele seja a base para muitos produtos, que se beneficiam de sua plataforma. (LECHETA, 2010, p.16).

Android é um sistema operacional fundamentado no núcleo do Linux que gerencia a memória e os processos fazendo com que execute ao mesmo tempo várias aplicações sem perda de processamento. Possui diversas bibliotecas – libraries que facilitam o desenvolvimento das aplicações – Apps – através da linguagem de programação Java. Além disso, possui uma máquina virtual chamada Dalvik VM que foi projetada para otimizar os recursos de memória e de hardware em um ambiente móvel (OHA, 2012).

A OHA conta com um grupo de empresas de telefonia e desenvolvimento lideradas pela Google. Este grupo conta com algumas empresas como a HTC, LG, Motorola, Samsung, Sony Ericsson, Toshiba, Sprint Nextel, China Mobile, T-Mobile, Asus, Intel, Garmim e muito mais. Este grupo trabalha para oferecer aos desenvolvedores a implementação e melhoraria das aplicações de seus dispositivos móveis.

Assim, o objetivo do grupo é definir uma plataforma única e aberta para celulares para deixar os consumidores mais satisfeito com o produto final. Outro objetivo principal desta aliança é criar uma plataforma moderna e flexível para o desenvolvimento de aplicações coorporativas. O resultado dessa união, como você já deve, saber foi o nascimento do Android. (LECHETA, 2009, p. 21).

Segundo a Open Handset Alliance (2013) os aplicativos são criados em igualdade para acesso do telefone, sendo assim o usuário pode ter vários ferramentas em seu aparelho e configurá-las da maneira desejada, deixando a sua escolha aplicações na tela inicial.

Para os fabricantes não ha custo algum realizando melhorias no aplicativo por se tratar de um sistema de código aberto e atualmente é a plataforma que mais cresce no mundo. O Android possui a sua licença de fácil acesso permitindo a qualquer fabricante a realizar mudanças no código-fonte para aperfeiçoar os aplicativos de seus aparelhos. Mesmo por se tratar de um sistema de código aberto e sua licença ser flexível, nenhum fabricante tem acesso ao código do outro e nem pode ser compartilhado estas informações com o outro.

“Os fabricantes não precisam divulgar as alterações a ninguém, nem se quer pagar algo por isso. Possuir o código aberto, permitindo aos fabricantes fazerem alterações no código-fonte, podendo deixar seus produtos customizados, e o que de certa forma é inusitado: não há custo." (CORSO, ano, p.15).

Com o Android, há condições de integrar uma aplicação com outra sendo ela nativa ou desenvolvida por um programador, pois o sistema tem como finalidade a integração entre quaisquer aplicativos. Você pode desenvolver um jogo e integrá-lo com uma musica de sua escolha armazenada em seu aparelho.

O Android tem muito diferenciais interessantes e uma arquitetura realmente flexível focada na integração de aplicações. Não existe diferença entre uma aplicação nativa e uma desenvolvida por você. (LECHETA, 2009, p. 23).

Figura 1: Smartphone Samsung Galaxy

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com