TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise De Estrutura DRX

Exames: Análise De Estrutura DRX. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/8/2014  •  736 Palavras (3 Páginas)  •  890 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade complementar a atividade laboratorial 1 (DRX), realizada na sala

de aula.

Prof. Dr. Luiz Fernando Grespan Setz

Questionário

Responda às seguintes questões, relacionadas à obtenção de difratogramas

para identificação qualitativa e quantitativa de fases em materiais cristalinos:

a) Como são gerados os raios X?

Os raios X são uma forma de uma radiação eletromagnética que possui altas energias e comprimentos de ondas curtos. Eles podem ser gerados quando elétrons são acelerados em direção a um alvo metálico.

O choque  do feixe de elétrons, que saem do cátodo  com energia de cerca de dezenas de KeV, com o ânodo, o alvo, produz dois tipos de raio X. Um deles constitui o espctro contínuo, resultante da desaceleração dos elétrons durante a penetração no ânodo, e o outro éo Raio X característico do material do ânodo. Assim cada espctro de Raios X são a superposição do espsctro contínuo e o de uma serie de linhas espctrais provenientes do ânodo.

b) Qual é o nível de tensão usualmente utilizado nas medidas?

 A tensão utilizada nas medidas pela difração de Raios X depende do material utilizado no difratômetro de raios X. Vários materiais distintos podem ser empregados como ânodo, sendo Cu, Cr, Fe e Mo os mais usuais, cujo os valor de tensão correspondentes em KV são respectivamente, 40, 40, 45 e 80, ou seja, o valor mais usualmente utilizado nas medidas feitas por difração de raios X é em torno de 40(KV).

c) Quais são os principais tipos de fontes utilizados em análise por difração

de raios X?

A seleção do tipo de ânodo está relacionada principalmente com a natureza do material a ser analisado, por isso que vários materiais distintos podem ser empregados como ânodo. Da mesma forma, distintas geometrias construtivas podem ser empregadas, resultando em feixes de raios X com diferentes formas e intensidades por unidade de área. Deve-se buscar a conjunção ânodo/ amostra que apresente o menor coeficiente de absorção de massa. Os ânodos utilizados mais usuais são o Cobre, o Cromo, o Ferro e o Molibdênio.

d) Quais são os comprimentos de onda típicos das fontes citadas no item

(c)?

Os comprimentos de onda típicos das fontes citadas no item (c) são: para o Cobre, 1,541838 Å, para o Cromo, 2,29100 Å, para o Ferro, 1,937355 Å e para o Molibdênio, 0,710730 Å.

e) Como é feita a preparação de amostras para as medidas de difração de

raios X?

Num difratômetro de raios X, a amostra pode ser um sólido de superfície plana ou então um pó, para que se possa explorar todas as orientações possíveis do cristal ao feixe de raios X. Uma vantagem desse método é que ele não destrói e nem decessita de um preparo especial do material em questão.

f) Quais são os principais componentes de um difratômetro de raios X?

Os principais componentes de um difratômetro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com