TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise De Propriedades Mecânicas Através De Ensaios

Por:   •  4/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.564 Palavras (11 Páginas)  •  53 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

FACULDADE DE ENGENHARIA MECÂNICA

MARCELLO FELIPE DE MOURA SANTOS – 12011EMC043

MATHEUS HENRIQUE DE M. SANTOS – 12011EMC042

ANÁLISE DE PROPRIEDADES MECÂNICAS ATRAVÉS DE ENSAIOS

UBERLÂNDIA – MG

2021

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

FACULDADE DE ENGENHARIA MECÂNICA

MARCELLO FELIPE DE MOURA SANTOS – 12011EMC043

MATHEUS HENRIQUE DE M. SANTOS – 12011EMC042

ANÁLISE DE PROPRIEDADES MECÂNICAS ATRAVÉS DE ENSAIOS

Relatório sobre propriedades mecânicas aplicadas à metais para disciplina de Princípio de Ciências dos Materiais.

Docente: Regina Paula Garcia

UBERLÂNDIA – MG

2021

  1. SUMÁRIO

2. RESUMO2

3. INTRODUÇÃO3

4. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 5

5. MATERIAIS E MÉTODOS 7

5.1. ENSAIO DE DUREZA VICKERS 7

5.2. ENSAIO DE TRAÇÃO 7

5.3. ENSAIO DE IMPACTO CHARPY 8

6. DISCUSSÃO DOS RESULTADOS 9

6.1. ENSAIO DE DUREZA VICKERS 9

6.2. ENSAIO DE TRAÇÃO 10

6.3. ENSAIO DE IMPACTO CHARPY 11

7. CONCLUSÃO 12

8. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 13

9. REFERÊNCIA FOTOGRÁFICA 14

  1. RESUMO

Este relatório tem como objetivo, discorrer as propriedades mecânicas dos metais através de ensaios do Alumínio, Aço SAE 1020 e Aço SAE 1045 a partir dos dados fornecidos previamente.

Para caracterização de um material, podem ser realizadas diferentes técnicas de ensaio, que reproduzem da maneira mais fiel possível, as condições de trabalho em que o material será submetido.

A correta caracterização das propriedades, permite a um engenheiro a elaboração de projetos que levem em consideração as necessidades de uso com as características intrínsecas do material. Além disso, minimizam e/ou previnem a ocorrência de falhas, que podem causar acidentes, perdas econômicas, e interferência na oferta de produtos e serviços.


  1. INTRODUÇÃO

Propriedades mecânicas são as características de um material que refletem o seu comportamento mecânico em relação à sua resposta ou deformação a uma carga ou força aplicada. Dentre as diversas propriedades existentes, as mais mensuradas são a rigidez, a resistência, a dureza, a ductilidade e a tenacidade. Tais propriedades são essenciais durante a fase de elaboração e validação de projetos mecânicos, no controle de qualidade e na causa de identificação de falhas.

Entre as técnicas mais utilizadas para medir o comportamento de um material, estão o ensaio de dureza Vickers, o ensaio de tração e o ensaio de impacto Charpy, que fornecem parâmetros específicos para serem analisados.

O ensaio de dureza tem por objetivo, medir a resistência de um material à deformação plástica e quantificá-la por meio do emprego de uma força perpendicular à superfície de um corpo de prova, sendo independente da carga aplicada. Para aplicação desta força, faz-se o uso de um penetrador específico e mais duro do que o material a ser testado. O método Vickers, tem como uma de suas vantagens, o fato de não ser destrutivo, ser relativamente simples e barato, além da ampla aplicação à uma grande variedade de materiais, do mais mole ao mais duro.

[pic 1]

Fig. 1 – Esquema de um ensaio de dureza Vickers.

O ensaio por tração é um dos métodos de ensaio tensão – deformação mais utilizados, embora tenha algumas desvantagens quando comparado a outros métodos, como ser menos severo ao replicar o ambiente de trabalho no qual o material será submetido. É um método destrutivo, uma vez que inutiliza o material ou peça permanentemente. Neste, um corpo de prova preso a garras é tensionado de maneira gradativa e axial até sua ruptura. Quando a tensão máxima suportada pelo material é alcançada, o corpo de prova não sofre mais deformação, ocorrendo a partir de então, a estricção, ou seja, diminuição localizada em uma área do corpo de prova. Uma célula de carga e um extensômetro, geralmente conectados à um computador, medem a carga aplicada e o alongamento causado, sendo fornecido um diagrama de tensão e deformação.

[pic 2] Fig. 2 – Esquema de um ensaio de tração.

Por sua vez, o ensaio de impacto se contrapõe ao ensaio por tração, pois tenta reproduzir as condições mais severas de trabalho de um material. Neste ensaio, o corpo de prova de um material é submetido a um impacto por meio de um pêndulo com determinada carga, solto a partir de determinada altura. O ensaio, mensura a energia necessária para deformação e ruptura do material, através da diferença entre a altura inicial e final do pêndulo.

[pic 3] Fig. 3 – Esquema de um ensaio de impacto Charpy.


  1. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Segundo Callister e Rethwisch (2016), a rigidez ou módulo de elasticidade (E) pode ser considerado como uma resistência do material a deformação elástica, isto é, aquela que não é permanente. O mesmo vale para dureza, onde a consideram uma medida da resistência de um material a uma deformação plástica, ou seja, permanente.

Outras propriedades podem ser obtidas a partir da dureza, como o limite de resistência à tração – LRT (σu), que é a tensão máxima suportada por um material sob tração e que ser for aplicada e mantida, sofrerá fratura. É neste ponto que se inicia uma pequena constrição e onde toda deformação subsequente fica confinada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (731.5 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com