TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do curso e desenvolvimento de sistemas

Seminário: Análise do curso e desenvolvimento de sistemas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  Seminário  •  3.232 Palavras (13 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 13

Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará

Curso de Analise e Desenvolvimento de Sistemas

Disciplina: Redes de Computadores II

Professor: Zilma Betânia

Alunos: Adriana Santana Muniz

Exercícios - Resolução

Capitulo 1

1 - Qual a diferença entre um hospedeiro e um sistema final? Cite os tipos de sistemas finais. Um servidor Web é um sistema final?

R = Um sistema final é uma denominação para os computadores que estão conectados na periferia da internet, ao passo que o hospedeiro (host) é um tipo de sistema final que hospedam, isto é, executam programas de aplicação, tais como um programa de browser da web, um programa de servidor Web, um programa de leitor de e-mail, ou um servidor de e-mail. Entre os tipos de sistemas finais, temos os computadores de mesa, servidores e computadores móveis. Um servidor Web é um sistema final.

2) A palavra protocolo é muito usada para descrever relações diplomáticas. Dê um exemplo de um protocolo diplomático

R = Sua excelência ao presidente da republica

3) O que é um programa cliente? O que é um programa servidor? Um programa servidor requisita e recebe serviços de um programa cliente?

R = O programa cliente é o programa que funciona em um sistema final, que solicita e recebe um serviço de um programa servidor. O programa servidor administra e fornece serviços e informações para os outros sistemas da rede. Não, um programa servidor não recebe serviços de um programa cliente.

4) Quais são os dois tipos de serviços de transporte que a internet provê as suas aplicações? Cite algumas características de cada um desses serviços.

R = Serviço não orientado a conexão, onde não há nenhuma transferência confiável de dados, não prove controle de fluxo e nem controle de congestionamento. Serviço orientado a conexão é aquele que oferece uma transferência confiável de dados, controle de fluxo, controle de congestionamento.

5) Afirma-se que o controle de fluxo e controle de congestionamento são equivalentes. Isso é válido para o serviço orientado para conexão da internet? Os objetivos do controle de fluxo e de controle de congestionamento são os mesmos?

R = Sim, é válido. Os objetivos não são necessariamente os mesmos, mas um auxilia o outro.

6) Utilizando uma analogia com os nossos atos, faça uma breve descrição de como o serviço orientado para conexão da Internet prove transporte confiável.

R = Um pacote deve ser entregue a uma pessoa, quando o pacote é recebido por essa pessoa, ela verifica o conteúdo, analisa para ver se está tudo em tudo em ordem manda um bilhete ao remetente confirmando o recebimento do pacote.

7) Qual a vantagem de uma rede de comutação de circuitos em relação a uma de comutação de pacotes? Quais são as vantagens da TDM sobre a FDM em uma rede de comutação de circuitos?

R = A comutação de circuitos é mais adequada a serviços de tempo real, é um circuito dedicado Numa rede de comutação de pacotes cada pacote tem que ser recebido integralmente por cada comutador antes de ser retransmitido, o que provoca atraso. No TDM a transmissão é digital (bits). Portanto pode haver correção de erros a cada estágio da transmissão (em cada comutador ou multiplexador TDM). Na TDM, como são alocados fatias de tempo para cada elemento que transmite, quando há silêncio em um determinado elemento, a fatia de tempo alocada a ele pode ser usada por outro, o que não é o caso no FDM onde a freqüência está alocada todo o tempo a cada elemento.

8) Por que se afirma que comutação de pacotes emprega multiplexação estatística? Compare a multiplexação estatística com a multiplexação que ocorre em TDM.

R = Porque o compartilhamento de recursos é por demanda. A multiplexação que ocorre em TDM aloca previamente a utilização do enlace de transmissão independente da demanda, com desperdicio de tempo de enlace desnecessários alocado e não utlizado, já a multiplexação estatistica compartilha os recursos por demanda.

9) Suponha que exista exatamente um comutador de pacotes entre um computador de origem e um de destino. As taxas de transmissão entre a máquina de origem e o comutador e entre este e a máquina de destino são R1 e R-, respectivamente. Admitindo que um roteador use comutação de pacotes do tipo armazena-e-reenvia, qual é o atraso total fim-a-fim para enviar um pacote de comprimento L? (Desconsidere formação de fila, atraso de propagação e atraso de processamento.)

R = O atraso é QL/R

10) O que quer dizer informação de estado de conexão em uma rede de circuitos virtuais? Se a taxa de estabelecimento e interrupção de conexões em um comutador de uma rede de CVs for de uma conexão por milissegundo (em média), a que taxa a tabela de transmissão do comutador precisa ser modificada?

R = Basicamente é que cada um dos roteadores mantém uma tabela com os circuitos virtuais ativos, contendo para cada um deles, qual o seu número e interface de entrada e qual o seu número e interface de saída.

11) Suponha que você esteja desenvolvendo o padrão para um novo tipo de rede de comutação dc pacotes e precisa decidir se sua rede usará CVs ou roteamento de datagramas. Quais são os prós e os contras da utilização de CVs?

R = circuitos virtuais têm de manter informação de estado de conexão e isso requer protocolos de manutenção de estado potencialmente complexos, entretanto os CVs identificam a origem e o destino apenas por um ID CV, e isso significa que a comutação de pacotes pode ser realizada rapidamente.

12) Cite seis tecnologias de acesso. Classifique cada uma delas nas categorias acesso residencial, acesso corporativo ou acesso móvel.

R = Acesso residencial → modem discado, DSL – Linha Digital de Assinante, HFC – Cabo Hibrido Coaxial/Fibra.

Acesso corporativo → Ethernet (tecnologia LAN)

Acesso móvel → LANs sem fim e redes sem fio de acesso a longa distância

13) Qual a principal diferença entre ISP de nível 1 e de nível 2?

R = O ISP de nível 1 é considerado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com