TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

"Análise e desenvolvimento de sistemas" ACID e suas propriedades com suas características de ajuda no banco de dados

Pesquisas Acadêmicas: "Análise e desenvolvimento de sistemas" ACID e suas propriedades com suas características de ajuda no banco de dados. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.103 Palavras (5 Páginas)  •  1.899 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1.1 LOCADORA DE LIVROS 4

2.2 ESTRUTURA DE DADOS FILA 5

2.3 ESTRUTURA DE DADOS PILHA 5

3 TIPOS DE ALOCAÇÃO..............................................................................5

3.1 Alocações Simplesmente Encadeadas......................................................5

3.2 Alocação Duplamente Encadeadas...........................................................6

3.3 Características de Alocação Simples e Duplamente Encadeadas...........6

4 CASO DE USO..........................................................................................6

4.1 Finalidades do Caso de Uso......................................................................6

4.2 Características do Caso de Uso no Desenvolvimento de Software.........7

5 CONCLUSÃO............................................................................................8

6 REFERÊNCIAS..........................................................................................9

1 INTRODUÇÃO

Nesse Trabalho de Analise e Desenvolvimento interdisciplinar individual do 3º Semestre, falaremos de alguns assuntos como: O ACID e suas Propriedades (Atomicidade, Consistência, Isolamento e Durabilidade), explicando suas funções básicas, Alguns conceitos sobre Casos de Uso, Estruturas Lineares (Fila e Pilha), e suas funções. Também vamos falar das Alocações: Duplamente Encadeadas e Simplesmente Encadeadas, analisando-as suas características.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 PROPRIEDADES ACID

As propriedades ACID (atomicidade, consistência, isolamento e durabilidade) são fundamentais nos bancos de dados, sejam os relacionais ou os orientados a documentos. Então, também é valido tratarmos desse assunto referente aos bancos relacionais, em um contexto geral.

Atualmente os sistemas de informação suportam vários usuários. O banco de dados tem que garantir a confiabilidade nas transações, haja vista que muitas podem ocorrer concorrentemente.

Atomicidade - A propriedade de atomicidade garante que as transações sejam atômicas (indivisíveis). A transação será executada totalmente ou não será executada.

Consistência – Na transação, os dados estão todos consistentes; Ao concluir a transação, os dados devem estar consistentes novamente, ou seja, as regras de negócio devem continuar sendo executadas e cumpridas.

Isolamento - A propriedade de isolamento garante que a transação não será interferida por nenhuma outra transação concorrente.

Durabilidade – Depois de realizar e confirmada, uma transação deve obrigatoriamente ser durável, ou seja, não pode desaparecer do banco de dados sem que outra transação realize esta operação.

2.1.1 LOCADORA DE LIVROS

A Locadora pode ser desenvolvida em qualquer sistema, desde que o sistema seja totalmente compatível ao banco de dados e funcione sem quais quer problemas que venha causar danos futuros ao próprio sistema.

2.2 ESTRUTURA DE DADOS FILA

Conhecida como FIFO (First in First Out), é uma estrutura de dados que admite inserção de novos elementos e remoção de elementos antigos. Mais especificamente, uma fila (= queue) é uma estrutura sujeita à seguinte regra de operação: sempre que houver uma remoção, o elemento removido é o que está na estrutura há mais tempo. Em outras palavras, o primeiro objeto inserido na fila é também o primeiro a ser removido.

2.3 ESTRUTURA DE DADOS PILHA

Conhecida como LIFO (Last In First Out), Uma pilha é uma das várias estruturas de dados que admitem remoção de elementos e inserção de novos elementos. Mais especificamente, uma pilha (= stack) é uma estrutura sujeita à seguinte regra de operação: sempre que houver uma remoção, o elemento removido é o que está na estrutura há menos tempo. Em outras palavras, o primeiro objeto a ser inserido na pilha é o último a ser removido.

3 TIPOS DE ALOCAÇÃO

3.1 ALOCAÇÕES SIMPLESMENTE ENCADEADAS

Simplesmente encadeada é uma sucessão de nós onde cada nó aponta para o próximo nó da lista. O nó que possui o Valor NULL no ponteiro para próximo é o último nó da lista. É de extrema importância que seja mantida uma referencia para o primeiro nó da lista, caso esta referencia for NULL , significa que a lista está vazia.

3.2 ALOCAÇÃO DUPLAMENTE ENCADEADA

Duplamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com