TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Sistema em Java

Por:   •  16/5/2016  •  Monografia  •  1.875 Palavras (8 Páginas)  •  913 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

_______________________________________________________________________________ 

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE AMERICANA

Curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Alessandro Geraldo Cordeiro

A UTILIZAÇÃO DOS CONCEITOS DE GOVERNANÇA EM TI NO MODELO CLOUD COMPUTING

Americana, SP

2015

[pic 3]________________________________________________________________________________[pic 4]

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE AMERICANA

Curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Alessandro Geraldo Cordeiro

A UTILIZAÇÃO DOS CONCEITOS DE GOVERNANÇA EM TI NO MODELO CLOUD COMPUTING

Trabalho de Conclusão de Curso desenvolvido em cumprimento à exigência curricular do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, sob a orientação do (a) Prof.(a) Me. Kleber Oliveira Andrade

Área de concentração: Governança em TI.

Americana, S. P.

2015


SUMÁRIO

1.        Introdução        4

2.        Conceitos Computação em Nuvem        7

2.1        CARACTERÍSTICAS        7

2.1.1        MODELOS DE SERVIÇOS        

2.1.2        MODELOS DE IMPLANTAÇÃO        9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


  1. Introdução

Diante dos constantes avanços tecnológicos e da necessidade de qualidade de serviços e produtos na área da Tecnologia da Informação (TI), surgiram soluções com o intuito de agregar valores e facilitar a vida das organizações e usuários, as vezes fadados a práticas e métodos obsoletos.

Um bom exemplo dessa evolução tecnológica é a computação na Nuvem ou Cloud Computing que de forma simplificada segundo Taurion (2009, p.2) nada mais é do que "um conjunto de recursos como capacidade de processamento, armazenamento, conectividade, plataformas, aplicações e serviços disponibilizados na Internet".

        Santos; Amelotti e Villar (2012) afirmam que “computação em nuvem está se tornando um componente essencial para novos negócios e organizações já estabelecidas desenvolverem estratégias que envolvam recursos de TI”. Essas transformações tecnológicas são capazes de mudar a forma como fazemos negócios e se refletem na postura das empresas e no papel do profissional de TI que está atuando mais efetivamente na tomada de decisões. Estar capacitado tanto tecnicamente como gerencialmente pode ser o diferencial, já que o papel do gestor é catalisar e transmitir conceitos de forma clara e objetiva aqueles que não tem o domínio do assunto e participarão da tomada de decisão nos negócios.

A escolha desse tema tem por finalidade a reflexão sobre os impactos causados por novas tecnologias como a computação em nuvem nas organizações, focando principalmente no planejamento e nas boas práticas regidas pela governança em TI, demonstrando que é possível através de planejamento estratégico, minimizar e aumentar as chances de sucesso da migração para a nuvem.

Segundo pesquisas realizadas pela Edge Strategies em conjunto com a Microsoft, das 250 empresas entrevistadas no Brasil, 33% são usuárias de nuvem e 45% afirmam que devem utilizar esse modelo computacional nos próximos 2 ou 3 anos (Edge Strategies,2012).

        Diante dessa realidade é observado que a computação em nuvem é um modelo promissor e em crescente expansão, que oferece vantagens como redução de custos, acesso igualitário a hardware de ponta, flexibilidade, escalabilidade e software como serviço. Porém, nem tudo são vantagens e benefícios, existem pontos críticos, riscos, limites, restrições, dependências, critérios funcionais e não funcionais em um projeto de migração para nuvem que se não forem devidamente analisados e alinhados com o modelo computacional da organização e as demandas do negócio podem causar desde perdas financeiras a danos irreversíveis.

        Diante de uma mudança que se torna cada vez mais eminente, medidas rápidas devem ser tomadas pelas organizações, levando em consideração não somente os benefícios que a computação em nuvem oferece como também os desafios que devem ser vencidos, entre eles segurança, gerenciamento de dados, disponibilidade de serviço, entre outros etc.

        O Planejamento estratégico promove o alinhamento entre as áreas e demandas do negócio e TI, através de metodologias, processos e ferramentas especificas alcançando os objetivos e resultados esperados. Apesar do bom conhecimento por parte dos gestores de TI e responsáveis pelas decisões do negócio a falta de planejamento estratégico faz com que questões simples deixem de ser respondidas para simplesmente acompanhar uma tendência do mercado, resultando por muitas vezes em frustações por expectativas não atendidas, perda de dados e prejuízos financeiros. (LAU, Luis)

Este trabalho tem por objetivo demonstrar a relação entre a Governança de TI e o modelo de computação em nuvens, os principais conceitos de Governança de TI e Segurança da Informação aplicados a esse modelo e abordar seus pontos fracos e fortes no processo de migração. Assim, como apresentar os conceitos e definições da computação em nuvem, utilização, vantagens e desvantagens.

        Foram definidos os seguintes objetivos específicos: Definição do conceito de computação em nuvem; as modalidades de computação em nuvem; vantagens e desvantagens e os conceitos de Governança em TI, sua relação e utilização no modelo de computação em nuvem.

Quanto aos métodos de análise serão utilizados a Metodologia Dedutiva, com o objetivo de análise e comparação de dados.

A Forma de Abordagem, será Quantitativa, comparando diferentes autores e enquadrando os dados obtidos ao propósito da pesquisa.

Os Objetivos da Pesquisa, se classificam como Pesquisa Exploratória, pois tende a exploração do problema e sua explicitação.

Os Procedimentos Técnicos, pode se classificam como Pesquisa Bibliográfica, sendo baseada em material já existente, principalmente livros e artigos científicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (243.9 Kb)   docx (239.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com