TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ar Comprimido

Dissertações: Ar Comprimido. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  1.233 Palavras (5 Páginas)  •  689 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

O ar comprimido será, provavelmente, uma das mais antigas formas de energia, pressupondo já, no seu aparecimento, um considerável desenvolvimento intelectual do homem, nada comparável ao que possuía quando aprendeu a servir-se do fogo – esta talvez seja a forma de energia mais antiga da qual tirou proveito. Mesmo para “controlar” o fogo satisfatoriamente, o homem já se servia do seu próprio sistema de produção de ar sob pressão (o primeiro com a pneumática, do grego “pneuma” (respiração), trata do emprego do ar comprimido como fonte produtora de trabalho. O primeiro homem que sabemos ter-se interessado pela pneumática foi o grego ‘KTESIBIOS’ que, à cerca de 2000 anos, construiu uma catapulta funcionando a ar comprimido. O emprego de compressores a nível industrial apareceu quando o homem necessitou de fundir os metais (forjagem) e mais tarde, como um valioso auxiliar na ventilação em minas; só em 1760 surgiu o primeiro “cilindro soprador”.pressor) – os pulmões.

A primeira aplicação em grande escala do ar comprimido como veículo transmissor de energia e produtor de trabalho foi realizada em 1861 a 1863 na perfuração de um túnel sob os Alpes Suíços, que durou 2 anos em vez dos 25 inicialmente estimados. A partir sensivelmente deste período a pressão de trabalho fixou-se em 8 bar (8 Kg/cm2) o que ainda hoje continua sendo a pressão normal em ar comprimido.

O freio a ar comprimido, o martelo pneumático e a perfuração por percussão e a utilização do ar comprimido na distribuição postal foram algumas das inovações da época. Em Paris chegou a ser construída com grande sucesso, incrementando extraordinariamente a indústria local, uma grande central de produção de ar comprimido cuja potência atingia 25000 HP, da qual partia uma extensa rede de distribuição. Evidentemente, esta rede foi posteriormente abandonada e quando do aparecimento da energia eléctrica com todas as suas vantagens.

A pneumática serve-se do ar comprimido como transmissão de potência através de atuadores lineares (cilindros pneumáticos, com ou sem haste) e/ou atuadores rotativos (motores pneumáticos).

A quantidade e diversidade de aplicações, tendo o ar comprimido como forma de energia é surpreendente. Assim, operações como furar, roscar, prensar, cortar, abrir, fechar, empurrar, levantar, decapar, pintar, limpar, insuflar, agitar…etc., podem enquadrar-se na mecanização ou automatização.

Somente na segunda metade do século XIX é que o ar comprimido adquiriu importância industrial. No entanto, sua utilização é anterior a Da Vinci, que em diversos inventos dominou e usou o ar.

No Velho Testamento, são encontradas referências ao emprego do ar comprimido: na fundição de prata, ferro, chumbo e estanho. A história demonstra que há mais de 2.000 anos os técnicos construíam máquinas pneumáticas, produzindo energia pneumática por meio de um pistão. Como instrumento de trabalho utilizava um cilindro de madeira dotado de êmbolo.

OBJETIVO

O objetivo deste trabalho é conhecer o ar comprimido e suas propriedades.

A IMPORTÂNCIA DO AR COMPRIMIDO

O Ar Comprimido é frequentemente descrito como a quarta utilidade, pois apesar de não possuir uma tão grande ubiquidade como a eletricidade, o petróleo e gás, desempenha um papel fundamental no mundo moderno. A principal diferença é que os utilizadores são capazes de gerar o seu próprio ar e têm uma palavra na forma como este é gerado.

Sua importância é muitas vezes subvalorizada, mas na realidade este desempenha um papel fundamental na maioria dos processos de fabrico modernos e na civilização moderna. Mesmo que não nos apercebamos, a maioria dos produtos que utilizamos nos nossos dias simplesmente não podia ser fabricado sem ar comprimido. O ar comprimido representa cerca de 10% do total da energia utilizada a nível global na indústria dos nossos dias.

Com tantas aplicações em tantos ambientes diferentes dependentes do ar comprimido, os compressores não têm apenas de comprimir o ar a uma pressão específica e a um determinado fluxo, mas também de fornecer ar com uma qualidade adequada. Para a maioria das pessoas, basta um compressor para que se consiga comprimir o ar, mas para obter a qualidade adequada do ar comprimido, muitas vezes é necessário mais equipamento. Filtros e secadores são muitas vezes necessários para remover óleo e água antes que estes atinjam a aplicação.

O ar comprimido é uma importante forma de energia, que em diversas atividades produtivas complementa ou substitui com vantagens a energia elétrica. Suas aplicações mais usuais são: indústrias, hospitais, consultórios odontológicos, captação de água, tratamento de esgoto, sistemas automatizados em geral, construção civil, agricultura, aviação, navegação, siderurgia, limpeza, tratamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com