TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tubuloes A Ar Comprimido

Dissertações: Tubuloes A Ar Comprimido. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  597 Palavras (3 Páginas)  •  666 Visualizações

Página 1 de 3

Tipo de fundação:

Tubulões Sob Ar Comprimido

Segundo a NBR-6122, Tubulões a ar comprimido é uma fundação profunda, escavada manualmente ou mecanicamente, em que, pelo menos na sua etapa final, há descida de pessoal para alargamento da base ou limpeza do fundo quando não há base. As cargas, nesse tipo de fundação, são transmitidas ao solo essencialmente pela base. Seu emprego é dado sempre que se pretende executar tubulões a baixo nível d’água e que não seja possível controlar a água no interior do tubulão, sempre respeitando as normas de segurança.

Quando Utilizar.

Tipo de fundação utilizada quando existe água, exige se grandes profundidades e existe o perigo de desmoronamento das paredes. Neste caso, a injeção de ar comprimido nos tubulões impede a entrada de água, pois a pressão interna é maior que a pressão da água, sendo a pressão empregada no máximo de 3 atm, limitando a profundidade em 30m abaixo do nível d’água.

Características Executivas Relevantes.

1. Preliminares. Escavação do Poço Primário

Os serviços são iniciados executando-se a terraplenagem do local do apoio, bem como a remoção dos obstáculos presentes na superfície, tais como restos de construção, entulhos ou blocos de rocha. Após a terraplenagem procede-se à locação dos tubulões e inicia-se a escavação preliminar, que consiste num poço com profundidade de 1,50 m à 2,00 m, com diâmetro do fuste mais 0,80 m, que servirá de escoramento lateral para as concretagens subseqüentes.

Nos locais onde houver presença d’água na superfície do terreno, ou próximo dela, que impeça a escavação a 2,00 m de profundidade, executa-se um pequeno aterro para eliminação da água e em seguida, é executado uma estrutura, que permita escorar o tubulão lateralmente, tanto para concretagem, quanto para descida na vertical, durante o processo de escavação. Terminada a escavação preliminar ou a estrutura de escoramento, a topografia será requisitada para locar definitivamente o tubulão.

2. Instalação de Formas e Montagem de Armaduras

Baseada na locação topográfica coloca-se uma forma de madeira, menor que o diâmetro do fuste, com forma circular em volta da qual se inicia a armação da ferragem do tubulão. Este trecho do fuste denomina-se câmara de trabalho e terá um diâmetro que dependerá do diâmetro do tubulão conforme a tabela abaixo

Concluída a armação e uma vez liberada, é colocada uma forma externa cujo diâmetro é o mesmo do fuste especificado em projeto e cujo comprimento será de 4,00 m.

Esta forma externa poderá ser de madeira com cambotas de aço presas por parafusos ou em chapas de aço. O fechamento entre as várias partes será feito com parafusos, porcas e arruelas com diâmetro de 1/2”. Tanto a forma externa quanto a interna, receberão algum tipo de desmoldante na superfície para facilitar a desforma.

Após o fechamento a fôrma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com