TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Armazenamento De Reagentes

Ensaios: Armazenamento De Reagentes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/8/2014  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 3

ARMAZENAMENTO DE REAGENTES

O armazém de reagentes deve ser fresco, com iluminação e ventilação, e, obviamente, separado do laboratório propriamente dito.

Os reagentes deverão ser guardados atendendo aos seguintes aspectos:

1- O acesso deve ser fácil.

2- Para a realização de atividade experimental, devem ser retirados apenas os indicados no protocolo, devolvendo-os imediatamente aos respectivos lugares, a partir do momento em que não sejam necessários.

3- Deve ser feito um controle de entradas e saídas a fim de possibilitar um eficaz reabastecimento. Com formulários de entrada e saída de produtos.

4- Os reagentes inflamáveis, tóxicos e explosivos devem ser reduzidos ao mínimo indispensável.

5- Devem ser arrumados de acordo com a sua classificação segundo as categorias: inflamável, tóxico, explosivo, oxidante, corrosivo, nocivo ou radioativo. Os reagentes sensíveis à água, como o caso dos metais alcalinos e alcalino-terrosos devem ser afastados dos restantes, bem como os gases comprimidos.

6- Os produtos no laboratório devem ser separados, ácidos somente com ácidos, bases somente bases e solventes com solventes.

Identificação dos reagentes

Para o utilizador do laboratório é fundamental a identificação de um produto químico, bem como as suas propriedades potencialmente perigosas, a fim de trabalhar em condições de segurança.

A identificação dos produtos químicos comerciais é feita por meio de um rótulo, onde são indicados, para além da marca do fabricante ou do vendedor, o nome químico, símbolos e fases de aviso sobre as suas propriedades perigosas, o grau de pureza, a fórmula molecular e outras especificações, como a densidade, o ponto de fusão, o ponto de ebulição, listagem da porcentagem de impurezas,...

Todos aqueles cuja temperatura de inflamação, "flash point" (ponto de inflamação), é inferior à temperatura ambiente, (acetona, ácido acético, álcool etílico).

Deve evitar-se o uso de recipientes de vidro para guardá-los e devem ser colocados em armários metálicos resistentes ao fogo e à explosão.

Todos os que oferecem elevado risco de envenenamento, e morte, por ingestão, inalação e/ou absorção cutânea, (benzeno, mercúrio, tetracloreto de carbono).

Devem ser separados dos reagentes inflamáveis, ácidos e quaisquer compostos em contato com os quais formem substâncias tóxicas. Reagentes que formem compostos tóxicos em contacto com a umidade devem ser protegidos desta.

Todos os que, devido ao choque, impacto ou à exposição ao calor, faísca ou chama, pode explodir, (perclorato de magnésio, dicromato de amônio, peróxidos).

O armazenamento destes reagentes deve ser feito em local isolado.

Todos os que podem iniciar uma reação de combustão, (óxidos, peróxidos, nitratos, cloratos, percloratos, cromatos, dicromatos, permanganatos).

Não devem ser armazenados junto de reagentes combustíveis.

Todos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com