TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Layout De Armazenamento

Casos: Layout De Armazenamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2013  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  1.329 Visualizações

Página 1 de 2

• Layout do local de armazenagem

Nos dias atuais é fundamental para empresas modernas, a organização de um layout. O papel do layout no negocio aumentou tanto em escopo, quanto em importância estratégica. A correção ou implantação de um layout adequado proporciona maior economia em diversos aspectos e incrementa a produção, devido a boa exposição dos instrumentos de trabalho, departamentos, seções, escritórios, pontos de armazenamento (adequado para suprimento e acesso), e do fator humano envolvido no sistema. As empresas poderão detectar a necessidade de se fazer uma analise da distribuição física, quando ocorrer algumas das seguintes situações: necessidade de se montar um novo espaço produtivo; necessidade de reorganização ou expansão; ocorrência de colisão entre pessoas, ou entre pessoas e móveis ou máquinas; e, acidentes no trabalho. Dentro das organizações, principalmente nas industriais, é cada vez mais usual adotar um sistema de layout, que corresponde ao arranjo dos diversos postos de trabalho nos espaços existentes na organização, envolvendo, além da preocupação de melhor adaptar as pessoas ao ambiente de trabalho, segundo a natureza da atividade desempenhada a arrumação dos móveis, maquinas, equipamentos e matérias-primas. Um bom layout proporciona um fluxo de comunicação entre as unidades organizacionais de maneira eficiente, eficaz e efetiva, melhor utilização da área disponível na empresa, um fluxo de trabalho eficiente, facilidade de coordenação, redução de fadiga do funcionário no desempenho da tarefa, incluindo o isolamento contra ruídos, situação favorável a clientes e visitantes, flexibilidade em caso de modificações nas tecnologias de processos.

Para fazer um layout de um local de armazenagem é preciso saber que materiais ela ira colocar naquele lugar, quais os transportes ira usar, tudo isso tem que ser levado em conta para que o mesmo seja bem projetado.

Segundo Viana (2002), a realização de uma operação eficiente de armazenagem depende muito da existência de um bom layout, que determina, tipicamente, o grau de acesso ao material, os modelos de fluxo de material, os locais de áreas obstruídas, a eficiência da mão-de-obra e a segurança do pessoal e do armazém.

Os objetivos do layout, de acordo com Viana (2002, p. 309 – 310) de um armazém devem ser: a) assegurar a utilização máxima do espaço; b) propiciar a mais eficiente movimentação de materiais; c) propiciar a estocagem mais econômica, em relação às despesas de equipamento, espaço, danos de materiais e mão-de-obra do armazém; d) fazer do armazém um modelo de boa organização.

A metodologia geral, para projetar um layout de um armazém, consiste em cinco passos: a) definir a localização de todos os obstáculos; b) localizar as áreas de recebimento e expedição; c) localizar as áreas primárias, secundarias, de separação de pedidos e de estocagem; d) definir o sistema de localização de estoque; e) avaliar as alternativas de layout do armazém. (VIANA, 2002 p. 310)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com