TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arquitetura Dos Sistemas Operacionais

Ensaios: Arquitetura Dos Sistemas Operacionais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  583 Palavras (3 Páginas)  •  3.321 Visualizações

Página 1 de 3

Arquitetura dos três principais sistemas operacionais do mercado:

• Windows XP

• Linux.

• Mac OS.

Linux

O termo Linux refere-se, na verdade, ao Núcleo (do inglês kernel) do sistema operacional. Contudo o termo é usado, normalmente, pelos meios de comunicação e usuários, para referir-se aos sistemas operacionais baseados no núcleo Linux agregado a outros programas. Segundo Tanenbaum e Silberschatz, um kernel ou núcleo pode ser considerado o próprio SO, quando este é definido como um gerenciador de recursos de hardware. O Linux é um kernel monolítico. Isto significa que as funções do kernel (agendamento de processos, gerenciamento de memória, operações de entrada e saída, acesso ao sistema de arquivos) são executadas no espaço do kernel. Uma característica do kernel Linux é que algumas das funções (drivers de dispositivos, suporte à rede, sistemas de arquivo, por exemplo) podem ser compiladas e executadas como módulos (LKM - loadable kernel modules), que são bibliotecas compiladas separadamente da parte principal do kernel e podem ser carregadas e descarregadas após o kernel estar em execução. Windows XP

Windows XP é um S.O. multitarefa e multiusuário, pois permite que o usuário possa usar várias tarefas ao mesmo tempo além de permitir que mais de um usuário possa estar logado. Ele utiliza memória RAM de 64 bits.

A arquitetura do S.O.: SMP (Symmetric Multiprocessing), todos os processadores realizam a mesma função, não existe relacionamento Mestre-escravo, um programa pode ser executado por um processador ou vários ao mesmo tempo, todos os processadores compartilham a memória física, cada um deles possui cache próprio.

O Windows XP é modelado sobre uma arquitetura de Microkernel e Kernel monolítico, chamado de Kernel híbrido. É uma categoria similar ao Microkernel, mas implementado como monolítico, e quase todo os serviços do S.O. estão no espaço do kernel, não há nenhum overhead para troca de mensagens e mudança de contexto entre o modo usuário e o modo kernel, os componentes (sistemas de arquivo e gerenciamento de memória) executam em modo núcleo, e não no modo usuário.

Mac OS

O Macintosh Operating System (Mac OS) é a denominação do sistema operacional padrão dos computadores Macintosh produzidos pela Apple. Sua evolução ocorreu até a versão Mac OS X. A primeira versão foi lançada em 1984. Até antes da versão 7.6, era chamado apenas de System (ex.: System 4, System 7), da versão 7.6 em diante passou a ser chamado de Mac OS.

O lançamento do Mac OS X foi um marco para o sistema operacional. Em sua décima versão, o sistema foi remodelado como um todo, inclusive o kernel (Mac Os utilizavam Kernel Monolítico, e mais tarde micro-kernel, Mac Os X Kernel híbrido), que passou a ser baseado no do Unix BSD.

Sistemas de Arquivos

HFS (Hierarchical File System), é um sistema de arquivos desenvolvido pela Apple Computer para uso em computadores rodando o Mac OS. Originalmente projetado para uso em floppy e discos rígidos, ele também pode ser encontrado em suporte read-only como CD-ROMs.

HFS+ ou HFS Plus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com