TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo - A importância da definição correta do escopo de um projeto

Por:   •  18/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.600 Palavras (15 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 15
  1. INTRODUÇÃO

De acordo com o avanço tecnológico cada vez mais rápido, o aumento da exigência de qualidade nos produtos e serviços por parte dos clientes, faz com que as organizações necessitem de práticas que as torne capazes de enfrentar esse turbilhão de desafios, diante disso, Rozenfeldet al. (2006), entende que as empresas devem tornar-se mais ágeis e produtivas, possuindo processos mais eficazes e eficientes. Os projetos se tornaram fundamentais nessa nova era de grande globalização e crescimento da competitividade, dessa forma, as empresas devem estar sempre em busca da melhoria contínua de seus processos (LIMA,2010).

O gerenciamento de projetos ganha abrangência para contemplar as necessidades organizacionais e de acordo com Frame (1995), gerenciar projetos seria garantir a execução dos mesmos no tempo programado, com o orçamento estipulado e atendimento as especificações.

Valle et al. (2010), entende que existe uma grande dificuldade de adequação de tempo, custo e escopo. O presente trabalho tem por objetivo avaliar as influências de acordo com o tratamento dado ao escopo dentro de um projeto. Dessa maneira Harold Kerzner (2006) define que: “O escopo é a soma de todas as entregas necessárias como parte do projeto. Isso inclui todos os produtos, serviços e resultados. "(p. 406).Sendo assim, o estudo busca responder a seguinte questão: Qual a importância da definição correta do escopo de um projeto?

  1. Objetivo Geral

O artigo tem como objetivo geral, demonstrar a importância de definir-se de forma clara e objetiva o escopo de um projeto; pois dessa forma o sucesso do mesmo, torna-se mais provável de ser obtido.

  1. Justificativa

De acordo com Guerra (2006) e citado por Manfio e Lacerda (2015), em um estudo realizado no Brasil identificou-se que 86% dos projetos pesquisados não foram entregues no prazo, 65% sofreram alterações no escopo e em 49% o escopo foi mal definido, acarretando diretamente no insucesso dos projetos.

Segundo Medeiros (2011), o escopo é de extrema importância dentro do projeto, pois o mesmo servirá como base para as tomadas de decisões ao longo da implantação do projeto.

Manfio e Lacerda (2015), afirmam que a falta de qualidade de um escopo pode colocar em risco o sucesso do projeto. Ainda de acordo com Fleming &Koppelman (2005), não existe algo mais colaborador com o sucesso de um projeto do que a inicialização do mesmo com um escopo bem definido, sólido e abrangente em todas as circunstâncias.

Portillo (2010), descreve que mudanças no escopo após a inicialização dos projetos, gera um impacto financeiro muito maior, além de acarretar uma possível elevação da demanda de tempo pois afeta diretamente o cronograma do projeto; isso insere uma prerrogativa de que o escopo deve ser bem definido antes do início das fases de inicialização e planejamento.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Gerenciamento de Projetos

Devido à velocidade das mudanças vividas no mercado competitivo nos dias atuais, atender as expectativas e demandas dos clientes está cada vez mais desafiador, em função disso é importante possuir um gerenciamento baseado nas prioridades e objetivos estratégicos da organização. Uma maneira implementada pelas organizações para atender tal cenário é realizar um gerenciamento de projetos, fator que tem ganhado grande destaque dentro das organizações nos últimos anos (VARGAS, 2009).

Para melhor concepção do trabalho e entendimento sobre o conceito de gerenciamento de projetos, torna-se interessante a definição de um projeto.O mesmo trata se de um investimento temporário e singular, que visa alcançar objetivos específicos e tem como características, inicio e fim bem definidos, tendo como foco gerar produtos ou serviços para a organização de acordo com os objetivos estratégicos sendo desenvolvido em etapas de maneira progressiva por uma equipe pré determinada (ABDI, 2014).

Dessa maneira pode-se definir o gerenciamento de projetos como a aplicação de conhecimentos,habilidades,ferramentas e técnicas com o objetivo de planejar, organizar,supervisionar e controlar de maneira eficiente todos os aspectos de um projeto, de maneira que o mesmo alcance os objetivos almejados, visando o sucesso do mesmo através das boas práticas de gestão (CARVALHO; RABECHINI JUNIOR, 2011).

O gerenciamento de projetos é visto como um fator importante para a implantação dos projetos, devido as técnicas de implementação estruturadas, que trazem maior segurança e garantias de adaptação para a organização e seus processos frente as mudanças do ambiente (LIMA,2010).

Dada a importância do gerenciamento de projetos, bem como a sua complexidade, esse se desdobra em 10 áreas de conhecimento: gerenciamento da integração, gerenciamento do escopo, gerenciamento do cronograma, gerenciamento dos custos, gerenciamento da qualidade, gerenciamento dos recursos, gerenciamento das comunicações, gerenciamento dos riscos, gerenciamento das aquisições e gerenciamento das partes interessadas; onde cada uma é relacionada a um aspecto técnico ou administrativo do projeto, sendo todas interligadas e interdependentes (VALERIANO, 2015).

2.2. Escopo

O escopo age como um direcionador do projeto, de tudo aquilo que será desenvolvido (LIMA,2010), refere-se ao trabalho que será realizado pelo projeto, ou seja; são as intenções, objetivos, limites, esboço com relação ao projeto dentro das especificações e funções (VARGAS, 2009).

O escopo se divide em escopo do produto, que tem características que descrevem um resultado de um bem físico ou serviço, e escopo do projeto, que trata do detalhamento do trabalho que deverá ser realizado para conseguir entregar o produto de acordo com as especificações (CARVALHO, 2018).

2.3 Gerenciamento do Escopo

O gerenciamento do escopo do projeto é uma das dez áreas de conhecimento do gerenciamento de projetos e trata da definição e controle dos trabalhos a serem realizados no projeto de maneira a garantir que o produto ou serviço especificado pelo cliente seja obtido com o menor trabalho possível, maior qualidade, custo e tempo possível (VARGAS, 2009). Envolve processos para garantir que serão realizadas as atividades necessárias para a conclusão do projeto, de acordo com o escopo definido (VERAS,2014).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)   pdf (191.2 Kb)   docx (224 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com