TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigos Direito Empresarial

Exames: Artigos Direito Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  1.804 Palavras (8 Páginas)  •  620 Visualizações

Página 1 de 8

1- As principais habilidades para um gestor de sucesso. Segundo Chiavenato (2013, PLT302), as habilidades mais importantes para os gestores de primeira linha e operacionais são:

Habilidades Técnicas são as habilidades ligadas à execução do trabalho, e ao domínio do conhecimento específico para executar seu trabalho operacional. Consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para o desempenho de tarefas específicas, por meio da experiência e educação. São habilidades importantes para gerentes e trabalhadores operacionais.

Habilidades Humanas são as habilidades necessárias para um bom relacionamento. Gestores com boas habilidades humanas se desenvolvem bem em equipes e atuam com diferencial, de maneira eficiente e eficaz, encontram facilidades em trabalhar, em comunicar e compreender as atitudes, motivando e liderando pessoas. As habilidades humanas são necessárias para exercícios de liderança organizacional.

Habilidades Conceituais são as habilidades necessárias ao proprietário, presidente de uma empresa. São habilidades que mantêm a visão da organização como um todo, influenciando diretamente no direcionamento e na Administração da empresa. As Habilidades conceituais consistem na capacidade de compreender a complexidade da organização com um todo e o ajustamento do comportamento de suas partes. Essa habilidade permite que a pessoa se comporte de acordo com os objetivos da organização total e não apenas de acordo com os objetivos e as necessidades de seu departamento ou grupo imediato. São habilidades imprescindíveis e fundamentais aos Administradores de Topo.

As empresas desejam profissionais com as seguintes características: Capacidade de identificar prioridades; Capacidade de operacionalizar ideias; Capacidade de delegar funções; Habilidade para identificar oportunidades; Capacidade de comunicação, redação e criatividade; Capacidade de trabalho em equipe; Capacidade de liderança; Disposição para correr riscos e responsabilidade; Facilidade de relacionamento interpessoal; Domínio de métodos e técnicas de trabalho; Capacidade de adaptar-se a normas e procedimentos; Capacidade de estabelecer e consolidar relações; Capacidade de subordinar-se e obedecer à autoridade. Características de desafios, não são fáceis de desenvolvê-las, sustentá-las é ainda são mais complicas.

A missão de um bom Administrador é vencer desafios, mostrar sua capacidade, manter e crescer dentro de uma organização, por mais diferente que seja os cenários, só assim poderá ser capaz de Administrar. O Administrador devera planejar organizar, dirigir e controlar.

Para Robert L. Katz, as habilidades que os administradores precisam ter são as mesmas que Chiavenato, mas defende que as habilidades devem ser vista no contesto geral de uma organização dependente no nível hierárquico, mas em diferentes proporções. Todo Administrador precisa das três: Habilidade Técnica: é a capacidade de usar procedimentos, técnicas e conhecimentos de um campo de especialização. Habilidade Humana: é a capacidade de trabalhar com outras pessoas, de entendê-las e motivá-las. Habilidade Conceitual: é a capacidade de coordenar e integrar todos os interesses e atividade de uma organização. Implica ver a organização como um todo, compreendendo como suas partes dependem umas das outras e prevendo como uma mudança em qualquer das partes afetara o todo .Para desenvolver bem seu trabalho, o Administrador precisar dominar as três habilidades e dosá-las conforme sua posição na organização.

2 - Após citar as principais habilidades para um gestor de sucesso, segue os conceitos de Empresa, de Gestor e Empresário:

Empresas representam organizações focadas em lucros, com uma enorme diversidade e complexidade, nos mais diversos ramos de atividades, tecnologias, tamanhos, culturas, competências e impactos em sua atuação. Tendo como objetivo satisfazer as necessidades humanas.

As organizações surgem de necessidade primaria composta de duas ou mais pessoas, que interagem entre si, para atingirem objetivos comuns.

Existem três razões fundamentais que explicam a existência das organizações:

1- Razões Sociais: as pessoas se organizam por causa de suas necessidades e procuram satisfações sociais que somente as organizações podem atender.

2- Razões Materiais: as pessoas se organizam para alcançarem coisas que jamais conseguiriam isoladamente:

Aumento de habilidades: as organizações possibilitam integrações, agrupamento e ampliação de habilidades de diversas pessoas, as pessoas conseguem juntas fazerem de forma mais eficiente o que é estabelecido.

Compressão de tempo: as organizações apresentam resultados melhores do que é estabelecido, com rapidez, eficiência e ganho de tempo extremamente importante nos negócios da empresa. Com a redução do tempo da para realizar tarefas importantes com eficiência e pontualidade

Acumulação de conhecimento: as organizações aproveitam o seu conhecimento para produzir, organizar e aplicar devidamente aos seus membros. O conhecimento é um valioso e ativo fator crítico para o sucesso

3- Efeito sinergístico: as organizações produzem um efeito maior do que a soma dos efeitos produzidos se atuassem individualmente. Obtendo um resultado maior do que o desejado.

A empresa é todo empreendimento humano que procura reunir e integrar recursos humanos (como recursos financeiros, físicos, tecnológicos, mercadológicos, etc.) no sentido de alcançar objetivos de auto - sustentação e de lucratividade, pela produção e comercialização de bens ou serviços e disponibilizá- los para a sociedade.

Gestor é muito mais que um mero supervisor de atividades ou negócios. É o responsável que assume determinadas responsabilidades e diferentes intensidades, mas com o único foco, proporcionar resultados. Atuando com transparência, competição e confiabilidade.

As funções do gestor são em estabelecer e fixar as metas a alcançar através do planejamento, analisando e conhecer os problemas , enfrentando os e solucionando , organizando recursos financeiros, tecnológicos, um líder deve dirigir e motivar as pessoas, tomar decisões precisas, avaliar, e controlar o conjunto como um todo.

Empresário é quem exerce profissionalmente atividades econômicas, organizada para produção de bens e serviços visando lucro. Indústria, comércio, prestação de serviço em geral caracterizam atividades empresariais.

É todo aquele que faz a abertura de uma empresa e esta possui um CNPJ.

3-SISTEMAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com