TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Mancais de deslizamento

Por:   •  6/6/2015  •  Bibliografia  •  936 Palavras (4 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 4

RELATÓRIO 2 – Eixo Árvore

Para esta etapa elaboramos uma conclusão de nosso inicio de projeto do Guindaste, durante esta etapa 2 conseguimos definir o aço para a usinagem do eixo do moitão e através de pesquisas de aplicação concluímos que o aço a ser utilizado em nosso projeto será o aço 4340, este aço que tem propriedades para este tipo de aplicação pois é um aço que possui baixa penetração de dureza na seção transversal, apesar de não ser recomendado seu uso para seções superiores a 60 mm. Possuem uma boa relação entre resistência mecânica e resistência à fratura dois modos de falhas comuns em guindastes. É utilizado em geral com durezas de 180 a 300 HB. Para grandes seções o recomendado é utilizar o tratamento térmico conforme normalização tem como aplicação a fabricação de componentes de uso geral onde seja necessária uma resistência mecânica superior a dos aços de baixo carbono convencionais, efetuamos cálculos baseado em pesquisas, porem acreditamos que entraremos nestes cálculos com mais profundidade no decorrer do bimestre.

Etapa 3

Mancais

Mancais são elementos de maquinas que podem ser definido como suporte ou guia em que se apoia um eixo. No ponto onde ocorre o contato entre a superfície do eixo e a superfície do mancal, existe um atrito. Dependendo da solicitação de esforços, os mancais podem ser de deslizamento ou de rolamento, onde as características serão apresentadas a seguir.

Mancais de deslizamento

Os mancais de deslizamento são constituídos muitas vezes de uma bucha fixada em uma base. Esses mancais são preferencialmente usados em máquinas pesadas ou em equipamentos de baixa rotação, devido à baixa velocidade evitando o superaquecimento dos componentes que estão em atrito.

Para reduzir o atrito podemos usar buchas e de lubrificantes melhorando a rotação do eixo. As buchas são corpos cilíndricos ocos que envolvem os eixos, permitindo-lhes uma melhor rotação. São feitas de materiais macios, como o bronze e ligas de metais leves, ate para serem usados como itens de desgaste evitando danos ao eixo ou mancal.

Mancais de rolamento

O mancal de rolamento é um mancal para aplicação em locais com maior velocidade e menos atrito. Quando é necessário reduzir o atrito de escorregamento, utilizamos outro elemento de máquina, chamado rolamento, os rolamentos são classificados em função dos seus elementos rolantes. São geralmente constituídos de dois anéis concêntricos, entre os quais são colocados elementos rolantes como esferas, roletes e agulhas.

Os principais tipos de rolamentos são:

Como principal característica de cada mancal foi passada acima temos como conclusão que o mancal de rolamento tem uma aplicação mais eficiente do que o de deslizamento, pela somatória de benefícios o Mancal de rolamento se torna mais útil, por se tratar de um mancal que não tem uma exposição efetiva quanto a atrito o de rolamento tem uma vida útil muito superior ao de rolamento, pois tem de ter uma lubrificação constante, o que o deixa vulnerável a danos mecânicos.

Abaixo segue as vantagens de cada tipo de mancal em relação ao outro, ainda temos como oportunidade verificar algumas características de cada tipo de mancal.

Nesta etapa vamos descrever os tipos de mancais de rolamentos e suas característi-cas:

Rolamentos radiais de esferas são compostos por um anel interno e um anel externo, com um compartimento para sustentar as esferas. A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (45.2 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com