TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos De Metais Para Mancais

Trabalho Escolar: Tipos De Metais Para Mancais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/6/2013  •  255 Palavras (2 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 2

Mancais de Deslizamento

Mancais de deslizamentos são superfícies de apoio feitas para suportar cargas muitas vezes elevadas de eixos que giram, reduzindo ao máximo o desgaste gerado pelo atrito. São constituídos de uma base com resistência à carga sobre a qual é aplicada uma liga resistente ao desgaste.

METAL PATENTE: As ligas de metal patente para aplicações em mancais de deslizamento, tecnicamente também conhecidas como ligas de metal branco ou “babbitts”, são ligas de baixo ponto de fusão, e portanto de fácil manuseio. Nestas ligas, uma estrutura de cristais duros e resistentes ao desgaste é combinada com uma matriz mole, que permite a circulação do óleo lubrificante entre os cristais, além de absorver impactos e facilitar a aderência ao metal da base do mancal propriamente dito.

Estas ligas podem ser divididas em 3 grandes grupos quanto à sua composição química, levando cada grupo a uma conseqüente família de comportamentos físico-metalúrgicos diferentes:

As ligas a base de estanho: com alta porcentagem deste elemento, teor não muito elevado de antimônio (dentro ou um pouco acima do limite de solubilidade), com cobre e sem nenhum chumbo para garantir a ausência do eutético Sn-Pb, formam a categoria de ligas resistentes ao choque, compatível, por exemplo, com a alta rotação dos motores à explosão.

As ligas a base de estanho com adição de chumbo (ou ligas intermediárias): trabalham com teores elevados de antimônio e cobre, muito acima do limite de solubilidade destes metais, têm menor resistência ao choque mas enorme resistência ao desgaste e à abrasão, pela grande quantidade de cristais Sn-Sb e Sn-Cu formados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com