TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Princípios de Transformação da Energia Solar em outras Energia

Por:   •  3/4/2017  •  Seminário  •  3.662 Palavras (15 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 15

ÍNDICE

INTRODUÇÃO        3

CAPITULO I: ENERGIA SOLAR        4

1.1.        Conceito de Energia no Sentido Geral        5

1.2.        Conceito de Energias Renováveis        5

1.3.        Conceito de Energia Solar        6

1.4.        Geração da Energia Solar        7

1.5.        Princípios de Transformação da Energia Solar em outras Energia        9

1.5.1.        Energia Solar Fotovoltáica        9

1.5.1.1.        Vantagens da Energia Solar Fotovoltáica        11

1.5.1.2.        Desvantagens da Energia Solar Fotovoltáica        11

1.5.1.3.        Principais Aplicações da Energia Solar Fotovoltáica        12

1.5.1.4.        Componentes do Sistema        12

1.5.2.        Energia Solar Térmica e sua Geração        13

1.5.2.1.        Conversão da Energia Solar Térmica        13

1.5.2.2.        Vantagens da Energia Solar Térmica        14

1.5.2.3.        Desvantagens da Energia Solar Térmica        15

1.6.        Natureza da Energia Solar        15

1.7.        Grau de Inclinação dos Painéis Solares fotovoltáicos e Térmicos        15

CONCLUSÃO        17

BIBLIOGRAFIA        18


INTRODUÇÃO

O Sol é conhecido como uma das fontes de vida na atmosfera. O conceito dado a energia muita das vezes não chega a designar efectivamente a natureza da coisa. Mas, sim, este conceito deve ser feito olhando o tipo de actividade a realizar. Neste trabalho que tem como principio falar da energia renovável e seu aproveitamento, tem como tema: “Energia Solar” que é a energia renovável que faz com que hajam outras formas de energias renováveis.

Ainda este trabalho tem como objectivo: (i): minimizar as demandas de utilização da energia eléctrica gerada por outras formas de energia; (ii): concretizar o desenvolvimento sustentável do meio ambiente; (iii): combater com degradação e destruição do meio ambiente onde o homem esta inserido.

O trabalho vai seguir o seguinte critério de organização que facilitara ao leitor na sua percepção:

  • Introdução muito breve e clara;
  • Capitulo I, que descrevera todos os pontos fundamentais necessários para explicar os conceitos importantes sobre energia solar, como é gerada, sua natureza, seus princípios de transformação em outras energias, sua aplicação que é sua importância e finalmente suas vantagens e desvantagens;
  • No fim apresentaremos uma breve conclusão que dará um resumo de todos os termos utilizados no desenvolvimento da pesquisa, ainda, apresentaremos uma bibliografia que vai comprovar todas as ideias e discussões dos autores para dar mais ênfase ao trabalho.


CAPITULO I: ENERGIA SOLAR

 No presente capítulo serão desenvolvidos aspectos inerentes a energia solar onde serão debruçados os seguintes pontos:

  1. Conceito de energia solar e seus componentes;
  2. Geração da energia solar;
  3. A natureza da energia solar;
  4. Aplicação da energia solar;
  5. Princípios de transformação da mesma;
  6. Vantagens e desvantagens da energia solar.

Estes são os pontos que farão palco neste trabalho. Como sabemos a energia solar é um dos componentes das energias renovais que no nosso país é uma das energias usadas não numa percentagem tão elevada. É mais usada domesticamente, nas zonas onde a Hidroeléctrica de Cahora Bassa não atinge a população que lá vive, nisto esta comunidade usa painéis solares de pequeno porte e pouco valor na compra simplesmente para sua sustentabilidade. Embora, haja outros tipos de energias renováveis, no caso da eólica, biomassa, das mares e ondas, hidráulica entre outras, neste trabalho somente se focalizará a Energia Solar.

A energia está presente em nossa vida de diversas maneiras. Por exemplo, quando usamos motores ou músculos, quando acendemos o queimador de um fogão, quando nos alimentamos ou mesmo quando nos informamos pela televisão ou nos jornais, que frequentemente se referem a alguma questão energética no nosso país e no mundo inteiro.

Salientar que as células fotovoltaicas mais utilizadas para a conversão de energia solar em energia eléctrica são de silício que é mais fundamental na transformação das ondas electromagnéticas em energia eléctrica. Para além destas células encontramos outras que serão debruçadas ao decorrer do trabalho.

  1. Conceito de Energia no Sentido Geral

Poucas palavras suportam tantos sentidos e definições como energia. No Século IV a.C., Aristóteles em sua obra Metafísica, identificava energia como uma realidade em movimento. Na acepção moderna, energia corresponde ao conceito desenvolvido juntamente com a Termodinâmica a partir de meados do Século XIX e utilizado para descrever uma ampla variedade de fenómenos físicos. Uma definição usual, encontrada em muitos livros, afirma que “energia é a medida da capacidade de efectuar trabalho”. A rigor, esta definição não é totalmente correcta e aplica-se apenas a alguns tipos de energia, como a mecânica e a eléctrica, que, em princípio são totalmente conversíveis em outras formas de energia. Este modo de se definir energia perde o sentido ao ser aplicado ao calor, forma de energia que é apenas parcialmente conversível em trabalho. De fato, quando está a temperaturas próximas à do ambiente, o calor pouco vale como trabalho. Portanto, essa definição não é completa, (PINHO & GALDINO, 2014).

Em 1872, Maxwell propôs uma definição que pode ser considerada mais correcta do que a anterior: “energia é aquilo que permite uma mudança na configuração de um sistema, em oposição a uma força que resiste à esta mudança”. Esta definição refere-se a mudanças de condições, a alterações do estado de um sistema e inclui duas ideias importantes: as modificações de estado implicam em vencer resistências e é justamente a energia que permite obter estas modificações de estado. Assim, para elevar uma massa até uma determinada altura, aquecer ou esfriar um volume de gás, transformar uma semente em planta, ler este texto, enfim, qualquer processo que se associe a alguma mudança, implica em se ter fluxos energéticos, (DELIZOICOV & ANGOTTI, 1992).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com