TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Asd Asd Asd

Ensaios: Asd Asd Asd. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2013  •  799 Palavras (4 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 4

Saibam: a importância das idéias de EPICURO para Planejamento e Gestão de Carreira reside no fato de que ele fala sobre a busca do homem pela felicidade.

Planejar a carreira é buscar a realização profissional, ...é buscar a felicidade!

Epicuro diz que a felicidade está apoiada em três pilares: amigos, auto suficiência e vida bem planejada. Estes três pilares são importantes, mas ...por onde começar? Vida bem planejada é o ponto de partida pois planejamento é essencial para que se consiga arrumar tempo para cultivar as amizades e para que se consiga traçar um plano para alcançar a auto suficiência

Capítulo 1

A Macroeconomia

A macroeconomia diz respeito aos grandes agregados nacionais, estudando o funcionamento do conjunto da economia de um país, envolvendo o nível geral dos preços, formação da renda nacional, mudanças na taxa de desemprego, taxa de câmbio, balanço de pagamentos, etc.

Por meio do estudo do comportamento dessas variáveis macroeconômicas, as autoridades econômicas estabelecem políticas monetárias e fiscais, taxas de juros e de câmbio, etc, visando influenciar o nível da atividade econômica para se manter em uma situação de equilíbrio ou em direção às metas estabelecidas. As decisões do nível macroeconômico têm suas repercussões no equilíbrio microeconômico do mercado. Da mesma forma, o comportamento dos consumidores e das firmas reflete-se no nível agregado, influenciando variáveis macroeconômicas.

As Contas Nacionais

Diversas óticas podem ser utilizadas na análise das contas nacionais de um país. Duas delas são extremamente importantes para se entender a macroeconomia.

Ótica da Produção

É chamado de produção o valor de todos os bens e serviços que foram produzidos ao longo de um ano por um país. Todos estes bens e serviços podem ser agrupados em:

• Bens e Serviços de Consumo (BC): são consumidos pelas famílias residentes no país com o objetivo de saciar suas necessidades e desejos. Podem ser divididos entre bens duráveis, não-duráveis e semiduráveis.

• Bens e Serviços de Capital (BK): são consumidos pelas empresas com o objetivo de ampliar o potencial produtivo da economia ou repor a depreciação ocorrida ao longo do período. Nesta categoria encontram-se a indústria de construção civil e a produção de máquinas e equipamentos.

• Bens e Serviços Públicos (BP): podem ser de consumo ou de capital, mas não podem ser individualizados. Nesta categoria encontra-se a segurança nacional e iluminação das ruas.

• Bens e Serviços Intermediários (BI): são os produtos destinados à produção de outros bens de consumo, de capital ou públicos. Nesta categoria estão os insumos e as matérias-primas.

Chama-se de valor bruto da produção (VBP) a soma dos quatro tipos de bens e serviços acima.

VBP = BC + BK + BP + BI (1)

Repare que, no valor dos bens de consumo, de capital e públicos já está incluído o valor dos bens intermediários utilizados neles. Ao se somar a eles o valor dos bens intermediários ocorre uma múltipla contagem. Isto é, soma-se mais de uma vez o valor dos bens intermediários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com