TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Asd Wasjdkad Ds As

Artigos Científicos: Asd Wasjdkad Ds As. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2013  •  342 Palavras (2 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 2

acordo como

4.1 BANCO DE DADOS – PROPIEDADES ACID

Várias examinadoras elaboram perguntas sobre as propriedades ACID de um banco de dados, então vale a pena revisá-las. A minha fonte é o livro “Sistemas de Bancos de Dados”, de Ramez Elsmari e Shamkant Navathe, 4a edição, capítulo 17.

Atomicidade – é um tudo ou nada: se houver alguma falha durante a execução, a transação é desfeita. Ou, nas palavras dos autores, “uma transação é uma unidade atômica de processamento; ou ela será executada em sua totalidade ou não será de modo algum”. O subsistema de restauração de transações do SGBD é o responsável pela atomicidade.

Preservação de consistência – imagine que seja tirada uma fotografia dos dados de um banco de dados. Este é o estado do BD. Após a fotografia, é feita uma transação neste BD e retira-se uma nova foto. Se na primeira o BD estava consistente, então na segunda ele tem que estar também.

Citando a bibliografia, “uma transação será preservadora de consistência se a sua execução completa fizer o banco de dados passar de um estado consistente para outro. (…) Um estado do banco de dados é a coleção de todos os itens de dados armazenados no banco de dados em determinado momento.” A responsabilidade aqui é dupla, sendo tanto do programador quanto do módulo do SGBD que garante as restrições de integridade.

Isolamento – é o cada um por si: “uma transação deve ser executada como se estivesse isolada das demais. Isto é, a execução de uma transação não deve sofrer interferência de quaisquer outras transações concorrentes. (…) É imposto pelo subsistema de controle de concorrência do SGBD.” O chamado nível de isolamento verdadeiro (nível 3) não permite atualizações perdidas, leitura de sujeira nem leituras repetíveis.

Durabilidade ou permanência – fez, está feito – “as mudanças aplicadas ao banco de dados por uma transação efetivada devem persistir no banco de dados. Essas mudanças não devem ser perdidas em razão de uma falha”. Responsabilidade: subsistema de restauração do SGBD.

4.2 S.O da Locadora

De acordo como foi proposto na orientação, podemos ver que os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com